51 3713 8100

Última atualização em, 27 de março de 2017História de Santa Cruz do Sul

 

 

Imagem registrada em 1892, possivelmente quando João Leite Pereira da Cunha assumiu como o primeiro intendente do Município.

 

Clique aqui para acessar outras imagens históricas de Santa Cruz do Sul.

 

Os principais registros de movimento no hoje município de Santa Cruz do Sul aconteceram quando esse ainda era um distrito da cidade vizinha de Rio Pardo, na década de 1840. Os primeiros habitantes vieram das regiões do Reno e da Silésia, em 1849. As terras ocupadas pela colônia de Santa Cruz do Sul foram cedidas pelo governo imperial através da lei de incentivo à imigração estrangeira. Os primeiros imigrantes se estabeleceram na Colônia Picada Velha, hoje conhecida como Linha Santa Cruz.

 

Apesar da maioria serem agricultores, muitos eram artesãos. Sem poder contar com mão de obra escrava, no entanto, eles precisavam desbravar seus lotes com as próprias mãos ou pagar para que alguém o fizesse. Não eram poucas as dificuldades, pois os registros dão conta de que nos primeiros tempos a infraestrutura era escassa, assim como o dinheiro e a concorrência com a produção de outras regiões.

 

Em outubro de 1850 foi nomeado o primeiro administrador da Colônia, Evaristo Alves de Oliveira. Nesse período e nos primeiros anos da década de 1850, os moradores produziam feijão, fumo, milho, batata, cevada e linho. Uma parte era consumida e outra exportada através do Rio Pardo. O tabaco logo se revelou o produto agrícola de maior produtividade e o governo da província começou a importar sementes para serem distribuídas. Assim os colonos puderam ganhar algum dinheiro e saldar seus débitos com a aquisição de terras.

 

A colônia cresceu rapidamente. Em 1853 já eram 196 lotes ocupados, nos quais viviam 692 habitantes. No fim daquela mesma década, no ano de 1859, a população era de 2.409 habitantes. Como esse crescimento só continuou, em 1877, no dia 31 de março, a vila foi elevada à categoria de povoação. Pouco mais de um ano depois, em 28 de setembro de 1878, Santa Cruz do Sul se emancipou, transformando-se em um município independente 29 anos depois de seu surgimento.

 

Com a emancipação, teve início a formação de uma média burguesia local. Alguns pequenos agricultores ascenderam economicamente, passando a ter condições de formar pequenos estabelecimentos comerciais e industriais. Em 1904, em cooperação mútua, fundaram o primeiro estabelecimento financeiro local, a Caixa de Crédito Santa-Cruzense. O banco se expandiu, formando depois o Banco Agrícola Mercantil, que depois se fundiu com o Banco Moreira Salles para formar o Unibanco.

 

Em 1905 foi inaugurada a via férrea Santa Cruz - Rio Pardo (estação do Couto), dando impulso à integração da cidade com Porto Alegre, e possibilitando o aumento da circulação de mercadorias e pessoas.

 

 

 

Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP