51 3690 4143

Última atualização em, 12 de julho de 2021Rota Germânica do Rio Pardinho

 

Santa Cruz do Sul, um dos principais núcleos da colonização alemã do Rio Grande do Sul, conhecida internacionalmente por sua cultura e indústria do fumo, apresenta o Turismo Rural, Cultural e Ecológico da Rota Germânica do Rio Pardinho. Um roteiro exuberante, que impressiona pelas belezas naturais e culturais.

O distrito de Rio Pardinho situa-se a 10 quilômetros do centro de Santa Cruz do Sul. Fundado em 1852, mantém vivas as tradições da época, bem como a arquitetura preservada de casarões, a gastronomia típica e o artesanato local.

Cafés, restaurantes e artesanatos permitem uma convivência com as famílias de descendentes alemães em seu dia a dia, acompanhando as rotinas e atividades tão comuns à vida do interior. A Rota Germânica do Rio Pardinho também propicia a integração de duas cidades, Santa Cruz do Sul e Sinimbu.

O município de Sinimbu possui alguns dos mais belos lugares da região e também tem sua origem na imigração alemã, que hoje totaliza uma população de 10.404 habitantes (Fonte IBGE 2016). A cultura do fumo, do milho e do feijão são a base da economia local.

 

Barragem de Captação do Lago Dourado - Fica a poucos minutos do Centro da cidade. Nela são captados aproximadamente 500 litros de água por segundo, que vão por adutores de 900 mm até o Lago Dourado, 5 quilômetros abaixo. É  uma suntuosa obra da engenharia que merece ser admirada.

Ver Foto e Mapa

 

 

Mosteiro da Santíssima Trindade das Monjas Beneditinas Situado em Linha Travessa, é um recanto de paz e espiritualidade que proporciona aos visitantes um momento para apreciarem a simplicidade e a beleza do local. No local encontra-se peças de artesanato confeccionadas pelas monjas, como velas decorativas, licores e geleias artesanais. Fone (51) 3690-1161,  ramal 220.

Ver Foto e Mapa

 

 

Igreja Evangélica do Rio Pardinho – Igreja Imigrante - É a mais antiga Igreja Evangélica do Estado, datada de 1866.  Foi construída em pedra grês por pessoas da própria comunidade e tem seu púlpito esculpido em madeira. Não bastassem seus atributos particulares, mantém-se conservado, ao lado da igreja, o cemitério que abriga lápides escritas em alemão, pertencentes aos primeiros imigrantes. É patrimônio histórico cultural pela Lei Municipal 7.382 de 19/08/2015. Fone (51) 3704-5133.

Ver Foto e Mapa

 

 

 

Cucas Gressler "Kuchenhaus" Comercializa cucas e produtos coloniais como schimier, lingüiça, tortas, rocamboles, bolachas, pão caseiro, entre outros. Todos os produtos são deliciosos e têm um toque colonial, remetendo ao passado dos colonizadores. Fone (51) 3704-5035..

Ver Foto e Mapa

 

 

Basteleihaus “Casa de Trabalhos Manuais” - Neste ponto o turista pode apreciar a confecção e a venda do artesanato típico germânico: trabalhos em palha de milho, esponja vegetal, tricô, crochê, bordados, pintura, entre outros. A Basteleihaus está instalada em uma antiga moradia do início do século XX. Atendimento sob agendamento. E-mail: basteleihausmarisia@yahoo.com.br - Facebook: Basteleihaus - Fones:(51) 3704-5060 ou (51) 99597-3105.

Ver Foto e Mapa

 

 

Restaurante Verde Vale - Neste empreendimento o visitante pode experimentar a culinária típica alemã, dentre algumas especialidades como galinha recheada, tripa grossa, linguiça cozida, Eisbein (joelho de porco) e pernil de porco. Também é possível apreciar diversos outros pratos e deliciosas sobremesas, que só de olhar dão água na boca. A culinária típica alemã é servida de segunda a sábado (sob agendamento). Aos domingos, o estabelecimento é aberto aos visitantes. Fone (51) 3704-5156.

Ver Foto e Mapa

 

Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP