Feira de Adoção e Cãominhada movimentaram a Praça da Bandeira Última atualização em, 02 de agosto de 2015

A Praça da Bandeira recebeu um grande público na manhã ensolarada deste domingo, 2, quando foram realizadas a Feira de Adoção de Animais e a 1ª Cãominhada.  A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS), através do Canil Municipal, se fez presente no evento, levando para adoção oito filhotinhos de cães. Todos ganharam um novo lar.

Segundo a coordenadora do Canil, Bruna Molz, participar de eventos que visam a integração entre as pessoas e os animais é essencial. “Trouxemos oito filhotinhos e todos foram adotados. É muito importante existir eventos que visem a proteção e que chamem a atenção para que as pessoas não abandonem e maltratem os animais.” Bruna trouxe para a caminhada o rottweiler Cabeção, que ela mesma adotou após ter sido abandonado e encontrado pelo Canil Municipal. “Ele é um exemplo para todos, pois quase morreu com 47 chumbinhos na cabeça. Hoje está aqui cheio de vida  participando da Cãominhada”

Exemplos - A visita ao Canil Municipal foi o incentivo para que Rodrigo Luis Back adota-se um filhotinho. A cachorrinha ainda não tem nome, mas pela pelagem o nome indica que será Malhada. “Já tenho um cachorro e ao visitar o local pensei em adotar. Sempre tive cachorro e sempre vou ter, as pessoas não devem abandonar os animais e nem maltratar.”

A pequena Nicole, acompanhada pela mãe Adriane Boettger, era só sorrisos com a cachorrinha que adotou. “Ela se chamará princesa. Eu tenho um cachorrinho com o nome de Pequeno, serão amigos.” A mãe completa: “Incentivei ela porque é mais um que estamos tirando das ruas, dando um novo lar e evitando o abandono.”

Integração - A 1ª Cãominhada teve seu início na Praça da Bandeira, a partir das 9h30min. Os participantes que adquiriram o passaporte receberam uma camiseta, uma bandana para o cão e um kit Pro Plam e, mesmo quem não se inscreveu, aderiu à iniciativa que reuniu mais de 300 pessoas. A caminhada percorreu as ruas Sete de Setembro e Capitão Pedro Werlang, até o Parque da Gruta. O retorno, com duração de 1h10min, foi pelo mesmo trajeto. Na praça também foram dadas dicas de adestramento, realizadas brincadeiras e sorteio de prêmios.

Organizado pelo adestrador e fisioterapeuta André Fröhlich, do Adestramento Santa Cruz , o evento trouxe como objetivo movimentar o mundo pet. “Nossa expectativa foi superada, pois recebemos um grande número de participantes. A iniciativa visa unir o mundo dos pets. A cidade acolheu muito bem o evento e com certeza teremos outras edições. Além da Cãominhada também incentivamos a adoção de cães através do Canil Municipal.”

Bruna Molz com o rottweiler Cabeção, um sobrevivente do abandono

1ª Cãominhada contou com a presença de mais de 300 pessoas

Rodrigo: visita ao Canil Municipal o incentivou a adotar mais um cachorrinho

Nicole e a mãe Adriane: “Que as pessoas se conscientizem a não abandonar os animais”