51 3713 8100

Telmo Kirst abre campanha oficial de vacinação Última atualização em, 17 de abril de 2017

A campanha de vacinação contra a gripe começou em um local diferente neste ano. A largada oficial de imunização contra os diversos tipos de vírus aconteceu na Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan), na manhã desta segunda-feira, 17. Com a presença do prefeito Telmo Kirst, da secretária de Saúde, Renice Coimbra, e da coordenadora do programa Municipal de Imunizações, enfermeira Raquel Emmel Lopes. 

 

Os 87 internos da entidade receberam a dose da vacina. “Pensamos em começar aqui porque é um público que também está vulnerável”, disse Raquel. 

 

Para Santa Cruz do Sul foram repassados pelo Ministério da Saúde, em dois lotes, 23.550 doses da vacina. Este ano a vacina é trivalente e protege contra as Influenzas A  (H1N1), A (H3N2) e Influenza B. Na rede privada também é oferecida a quadrivalente, contra mais um tipo.

De acordo com a secretária de Sáude, Renice Coimbra, a meta é atingir 90%, cerca de 46 mil pessoas. 

 

A população que tem prioridade são as pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.  “Nossa meta é atender praticamente todo nosso público-alvo, em torno de 46 mil pessoas”, afirma Renice. 

 

Ainda de acordo com ela, neste ano os professores também foram incluídos no grupo prioritário. “No entendimento do Ministério da Saúde, os educadores têm contato diário com crianças e estas ficam mais tempo transmitindo a gripe”, explica Raquel. 

O dia D da campanha será em 13 de maio, quando os postos de saúde estarão abertos em todo o país. Em Santa Cruz, além dos postos, a sede do CDL da Praça Getúlio Vargas e o Cemai também atenderão nesse dia.

A campanha de vacinação vai até o dia 26 de maio. 

 

Veja abaixo locais e horários para vacinação contra a Gripe:

 

* Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), no Ambulatório do Idoso e no Posto Central o horário de atendimento para aplicação de vacinas será das 7h45min às 11h45min no período da manhã e das 13h às 16h no período da tarde;

 

* No Cemai, a vacina poderá ser encontrada até as 18h30min, de segunda a sexta -feira, e, aos sábados, das 8h às 12h30min;

 

* No SIS haverá sistema de senhas com distribuição de 50 em cada turno, totalizando 150 senhas diariamente, de segunda a sexta-feira.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP