51 3713 8100

Codesc promove confraternização pelo Dia das Mães Última atualização em, 16 de maio de 2017

Na última sexta-feira, 12, os frequentadores do Centro de Convivência para Pessoas com Deficiência (CODESC) participaram de um momento de confraternização na sede da entidade, na Rua Tiradentes, 210. A atividade foi alusiva ao Dia das Mães. Segundo a coordenadora, Liane Dittberner, a iniciativa teve como objetivo fortalecer os vínculos familiares e integrar os usuários da instituição. “Momentos como esse são importantes para fortalecer a autoestima de todos”, afirmou. Na programação,  homenagens às mães, apresentações artísticas, música e dança. 

 

Instituição oferece atendimento integral

 

O Codesc atende pessoas com deficiência intelectual leve ou moderada, sejam elas com limitações físicas, auditivas, visual e múltipla. Atualmente 102 usuários  estão cadastrados e são beneficiados pelo atendimento, com acompanhamento de vários profissionais da área de saúde, como psicopedagogos, educadores físicos, assistentes sociais, merendeiras e recreacionistas. “Todos os dias os atendidos são buscados e levados para casa”, diz Liane. 

 

Artesanato, alfabetização, atividades desportivas, jardinagem, mesas educativas e culinária estão entre as oficinas oferecidas em período integral, das 7h30 às 16h30, sem fechar ao meio-dia. Também é oferecido almoço.

 

Ainda segundo a coordenadora, outro trabalho realizado pela instituição é o de  conduzir os beneficiados aos serviços de fisioterapia, quando necessário, fazer visitas domiciliares e encaminhar os frequentadores ao mercado de trabalho.   

 

De acordo com o secretário de Políticas Públicas, Edemilson Severo, é fundamental estreitar laços e manter vínculos familiares. “Momentos como esse transformam a realidade dos usuários e, por consequência, estimulam os mesmos a desenvolverem habilidades que, nem sempre são exploradas na rotina, significando conquistas de transformação pessoal no que diz respeito à autoestima”, afirmou.  

 

No mesmo local também funciona o Grupo de Ação Comunitária (GAC), onde, três vezes por semana, voluntárias fazem o trabalho de empréstimo de órteses e próteses, e onde acontecem as reuniões do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Compede).  

 

O que: Centro de Convivência das Pessoas com Deficiência (Codesc)

Onde: Rua Tiradentes, 210

Atendimento: 7h30 às 16h30

Contato: (51) 3715-9943

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico: DTIC/SMF
ti@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP