Turno único será prorrogado até o final de janeiro Última atualização em, 29 de dezembro de 2017

Em face da necessidade de contenção de despesas, o prefeito Telmo Kirst decidiu prorrogar o turno único na Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Pelo decreto anterior, o período de seis horas ininterruptas, que vigora desde o dia 30 outubro em várias áreas da Administração, se encerraria no próximo dia 31.

Com a medida o governo espera dar continuidade a redução de gastos com combustíveis, horas extras, energia elétrica, vale-transporte, materiais de expediente e outras despesas variáveis, projetando o equilíbrio das receitas e despesas para o próximo exercício orçamentário. O horário de funcionamento das repartições seguirá contemplando as necessidades da população, com expediente contínuo interno e externo, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

O anúncio da prorrogação foi feito na tarde desta sexta-feira, 29, pelo secretário municipal de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo, que fez uma avaliação positiva dos dois primeiros meses de vigência do horário reduzido. “Não houve nenhum prejuízo ao serviço público. A gente anda na cidade e no interior e vê que as demandas da população seguem atendidas com redução de despesas na ordem de 30% a 40%”, observou.

Vanir acredita que o mês de janeiro é ainda mais propício para a adoção do turno único, uma vez que um grande número de servidores entra em férias. O período também é de recesso escolar e de um ritmo reduzido de atividades de modo geral. Ele disse que ao final do turno único serão divulgados os números referentes a economia gerada.

Dada a característica operacional dos trabalhos executados pelos setores de obras, manutenção e infraestrutura, as secretarias municipais de Agricultura, de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, de Obras e Viação, de Transportes e Serviços Públicos e de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte seguirão iniciando e encerrando suas atividades uma hora antes, ou seja, das 7h30min às 13h30min.

O turno único não se aplica às escolas municipais de educação infantil (Emeis) e escolas municipais de ensino fundamental (Emefs), transporte escolar, projetos como Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã, Maturidade Esportiva e Reativar; serviços de atenção básica e de atenção especializada em Saúde, SAMU, Programa Saúde em Sua Casa e setor de transportes da Secretaria Municipal de Saúde; centros de convivência e centros ocupacionais, CRAS, CREAS, abrigo municipal, albergue, Casa da Mulher e demais atividades da Política de Assistência Social, de Habitação, de Segurança Alimentar e Nutricional; Guarda Municipal, fiscalização de trânsito, setor de limpeza de banheiros públicos e varrição de ruas.