Água potável chega para mais 112 famílias em Cerro Alegre Baixo Última atualização em, 08 de janeiro de 2018

O final de semana foi de comemoração na comunidade de Cerro Alegre Baixo, em Santa Cruz do Sul. A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS), inaugurou, na manhã de sábado, dia 6, a ampliação da rede hídrica da localidade para abastecimento de 112 famílias de Capela dos Cunha, Loteamento Knak e Corredor Caspary.

Com recursos oriundos do Fundo de Gestão Compartilhada, que tem como agentes a Prefeitura e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), foram investidos R$ 646.621,78 na ampliação. O projeto foi executado pela empresa STE Engenharia, com a supervisão do engenheiro civil da SMMASS, Guilherme Poletto.

A ampliação do sistema de abastecimento de água em Cerro Alegre Baixo incluiu a construção de um poço artesiano, Estação de Tratamento e reservação. A obra teve início em dezembro de 2016 e foi finalizada em novembro do ano passado. A extensão da nova rede é de 12,24 quilômetros. As ligações dos ramais deverão começar já no início da semana.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Vanir Ramos de Azevedo, a rede atenderá pouco mais de cem famílias em um primeiro momento, mas tem capacidade para chegar a 150 famílias em um futuro próximo. “Hoje é um dia de grande satisfação. Estamos entregando um obra que era uma demanda antiga da comunidade. Há um ano   e meio quando visitamos as casas as pessoas nem acreditavam que fosse acontecer”, disse.

Ao se pronunciar o prefeito Telmo Kirst fez questão de afirmar que o governo não realiza obras somente na cidade, mas tem os olhos voltados para o interior. “Água potável é tudo, é saúde, é vida. E até o final do governo vamos levar água potável a todas as comunidades do interior”. Ele anunciou que nos próximos dias terá início a primeira etapa da rede hídrica de São Martinho, uma obra estimada em R$ 3 milhões.