51 3713 8100

Cuca Krentzia é eleita a melhor delícia gastronômica de 2018 Última atualização em, 04 de maio de 2018

Maçã caramelizada e flambada, geleia de maçã, manteiga, nozes, canela e streusel (farofa de açúcar). Essa é a composição da Cuca Krentzia, da Padaria Pritsch, a grande vencedora do 11º Concurso da Melhor Cuca, que elegeu as três melhores cucas da Festa das Cucas, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Em segundo lugar ficou a Cuca Sabor da Colônia, da Cucas da Rosana, seguida da Cuca Saudade, da Padaria Helfer. Os três estabelecimentos vencedores são de Santa Cruz do Sul. O concurso, que aconteceu nesta quinta-feira, 3, no Restaurante Hilda G Gastronomia, contou com a participação de 18 padarias da região.

 

De acordo com o responsável pelo concurso, Mateus Becker, esta edição tinha como objetivo principal a valorização da delícia gastronômica. “Para se qualificarem ao título, as padarias trabalharam para apresentar uma cuca com sabor inovador, entretanto, com o desafio de recriar a tradicional cuca de streusel (cuca de açúcar)”, destacou ele. Os critérios de avaliação utilizados foram conceito, apresentação, criatividade, sabor e origem. “Podemos avaliar que foi um ótimo concurso, com cucas deliciosas e muito criativas. A Festa das Cucas está muito bem representada pelas padarias participantes”, ressaltou Mateus.  

 

O corpo de jurados era composto pelo coordenador do Curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Everton Luiz Simon; empresária e chef de Cozinha, Fabiane Grudzinski; jornalista e editora do Portal de Gastronomia Sabor dos Vales, Melissa Braga; orientadora de Educação Profissional de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Kátia Leal da Silveira; Arte Gourmet, Sandra Tolotti; professora Márcia Rauber, filha da culinarista Gilda Rauber (em memória); e o produtor de Conteúdo do Destemperados Brasil, Felipe Luís da Costa. 

 

Lançamento – Na noite desta quinta-feira, 3, também aconteceu o lançamento oficial da Festa das Cucas para patrocinadores, convidados e imprensa, no Restaurante Hilda G Gastronomia. Na ocasião foram apresentadas as cucas vencedoras do concurso e a programação oficial do evento. Além das delícias gastronômicas da cultura alemã produzidas pelas 18 padarias, de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Venâncio Aires, a festa vai contar com espaço especial para as quatro agroindústrias, de Rio Pardo, Vera Cruz e Passo do Sobrado, que irão apresentar a qualidade de diversificação da produção artesanal e familiar do interior. 

 

Com 1,7 mil metros quadrados de estrutura coberta e aproximadamente 660 metros de estandes, o evento terá na programação as tradicionais bandas alemãs, apresentações de danças das Sociedades Folclóricas, atrações para o público jovem, atividades que promovem a qualidade de vida, esporte, workshops variados, city tour, Feira de Artesanato, Festival Cultural, ação social Cuca do Bem e Baile da Cuca com Linguiça com Os atuais. A Festa das Cucas é uma realização da RBS TV e do Município de Santa Cruz do Sul, com o patrocínio da Unisc, Unimed VTRP e Godoy Embutidos.

Texto: Four Comunicação

Foto: Vanessa Paz

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP