51 3713 8100

Emeis voltam a funcionar nesta terça-feira ├Ültima atualiza├ž├úo em, 28 de maio de 2018

Embora a situação dos combustíveis esteja sendo retomada aos poucos em Santa Cruz do Sul, as escolas municipais de educação infantil (Emeis) voltarão a funcionar nesta terça-feira, dia 29, com redistribuição de alimentos e gás de cozinha. A educação infantil é considerada prioridade pelo governo municipal, uma vez que muitos pais dependem dos estabelecimentos de ensino para deixar os filhos e se dirigirem ao trabalho.

 

 

A retomada no atendimento acontece após a Secretaria Municipal de Educação (SEE) conseguir abastecer alguns veículos na manhã desta segunda-feira. O horário de atendimento será normal, porém devido à falta de alguns hortifrutigranjeiros, poderão ocorrer alterações no cardápio das crianças. “Restabelecer o atendimento nas Emeis é nossa prioridade. Se as escolas não abrem, muitas pessoas não tem como sair de casa para ir trabalhar”, observou o prefeito Telmo Kirst.

 

 

O mesmo, no entanto, não ocorrerá com relação às escolas municipais de ensino fundamental. Estas ainda permanecerão com as aulas suspensas, até que o abastecimento de combustíveis volte ao normal. Muitas localidades do interior dependem cem por cento do transporte escolar e ainda não há combustível para abastecer os veículos. As aulas, porém, serão recuperadas e o calendário de dias letivos será cumprido na íntegra.

 

 

Em uma ação articulada com o governo do Estado, através do Comando da Brigada Militar, durante o final de semana, dois carregamentos de combustível chegaram para abastecer veículos do poder público. Carros da Guarda Municipal, fiscalização de Trânsito, veículos leves da Secretaria de Saúde, um veículo da Defesa Civil e alguns da Secretaria de Educação foram abastecidos. Mais dois carregamentos chegaram hoje pela manhã, também em caráter emergencial. Porém, até o final da tarde desta segunda-feira, a rede conveniada da prefeitura ainda seguia sem combustíveis para atender a frota.

 

 

Veja abaixo como ficarão os principais serviços da prefeitura nesta terça-feira:

 

 

Saúde

Na Secretaria Municipal de Saúde a falta de médicos que residem em outros municípios alterou uma pouco a rotina nos postos, porém sem prejuízos ao atendimento. Na terça e na quarta-feira todas as unidades de saúde seguirão com funcionamento normal, porém trabalhando com equipes reduzidas, em regime de escalonamento, para atender a população. A orientação é que as pessoas procurem os postos caso realmente não possam esperar para serem atendidas nos próximos dias, quando a situação normalizar. Com relação a materiais, não há registro de falta de suprimentos, os estoques estão abastecidos. No transporte para realização de procedimentos em outros municípios, estão sendo atendidos casos prioritários, os demais estão sendo reagendados.

 


Agricultura

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) informa que as atividades nesta área estão suspensas. Máquinas e caminhões estão parados por falta de diesel e os veículos menores por falta de gasolina. A Granja Municipal está funcionando normalmente, devido à existência de animais e de agroindústrias. A ração disponível para a alimentação dos peixes e outros animais é suficiente até sexta-feira, dia 8. Já os enterros de animais nas propriedades rurais estão suspensos por falta de combustível.

 

 

 

Segurança

A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte (Sesde) informa que a Guarda Municipal e a Defesa Civil seguem a pleno em suas atividades, inclusive auxiliando na fiscalização de trânsito e também na manutenção da ordem junto às filas que se formam nos postos de combustíveis que iniciam o abastecimento. Eventos e projetos que acontecem dentro do Parque da Oktoberfest e Ginásio Poliesportivo estão mantidos, porém os demais estão suspensos até a retomada das atividades na rede municipal de ensino.

 

 

Obras

Na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seoi) e nas subprefeituras, os equipamentos, máquinas e veículos encontram-se parados. O combustível segue estocado para atender a área da Saúde, caso seja necessário. A prioridade são os serviços do Samu, ambulâncias e vans que prestam atendimento a pacientes que não podem aguardar, dado o risco de morte. A exceção é para os atendimentos em regime de urgência, como consertos de buracos na pista e outros para garantir a segurança no tráfego. Até a estabilização do abastecimento, as obras da prefeitura, como pavimentações e outras não serão retomadas.

 

 

Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) informa que apenas serviços de emergência estão sendo mantidos. O combustível que ainda resta está sendo racionado para atender situações de falta de água no interior. Também o caminhão-pipa segue atendendo as comunidades abastecidas por este meio. Já o recolhimento de lixo prossegue sem alterações nesta terça-feira, porém o transporte dos dejetos para Minas do Leão está parado desde a última quarta-feira e não há informações de quando será retomado.

 

 

Políticas Públicas

Na Secretaria Municipal de Políticas Públicas (Sepop), a Cozinha Comunitária e os centros de convivência permanecerão com atividades suspensas em função da falta de gás, combustíveis e insumos para o preparo e distribuição de alimentos dos projetos sociais. A secretaria fará uma nova avaliação nesta terça-feira, 29, para analisar a possibilidade da normalização dos serviços, uma vez que a Administração Municipal prioriza, conforme definição do prefeito Telmo Kirst, o pleno funcionamento da educação infantil e, gradativamente, dos demais projetos sociais desenvolvidos no município.

 

 

Trânsito

 

A Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos (Setsu) informa que as atividades de fiscalização de trânsito, manutenção de semáforos e varrição manual estão com o funcionamento normal. Os demais serviços – esgoto e iluminação – estão com atendimento em regime de plantão e somente para os casos mais urgentes.

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP