Santa Cruz terá Farmácia Municipal no interior Última atualização em, 28 de setembro de 2018

Cerca de 16 mil pessoas, moradoras de localidades das imediações do Distrito de Monte Alverne, não precisarão mais vir até o Centro da cidade para retirar medicamentos na Farmácia Municipal. Assim garantiu o prefeito Telmo Kirst, em anúncio realizado na manhã dessa sexta-feira, 28, em Monte Alverne.

Na ocasião, outra novidade divulgada na área de saúde é a implantação da Farmácia Móvel, que irá beneficiar cerca de 12 mil usuários. “É preciso entender que a saúde sempre foi, desde o início do meu governo, prioridade. E continuará sendo”, afirmou Telmo. Somando os dois investimentos, o valor total é de aproximadamente R$ 300 mil, entre recursos próprios e vinculados.

Farmácia Distrital

A Farmácia Distrital ficará localizada na Rua Felipe Bencke, antigo casa da Brigada Militar, em Monte Alverne. A unidade atenderá usuários dos serviços de saúde das ESFs Pedro Eggler, Linha Monte Alverne, Paredão e Boa Vista e Pinheiral (moradores de Quarta Linha Nova). Nessa primeira etapa, a Prefeitura realizará a revitalização do local, que será desenvolvido pela arquiteta Karianne Pacheco e executado pelas secretarias de Obras e Infraestrutura (Seoi), e de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu).

Entre os reparos estão previstos a pintura interna e externa, substituição das aberturas, reforço nas redes elétrica e hidráulica, aquisição de equipamentos e de materiais de uso funcional. A previsão é de que as obras estejam concluídas até fevereiro do ano que vem. A Farmácia funcionará de segunda a sexta-feira, mesmo horário do posto de saúde.

Farmácia Móvel

Uma vez por mês, a Farmácia Móvel, facilitará o acesso dos medicamentos de controle especial, levando assistência farmacêutica aos moradores do interior, para fazer o uso seguro e racional dos medicamentos. O serviço contemplará a população atendida nas ESFs Rio Pardinho, Pinheiral, Linha Santa Cruz e Unidade Satélite de São José da Reserva.

O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, ressaltou a importância de oportunizar melhores serviços em saúde às comunidades do interior. “Nossa intenção é humanizar a saúde, trazendo bem estar e dignidade às pessoas, evitando deslocamentos desnecessários e proporcionando mais comodidade. É mais uma iniciativa que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas”, declarou.

Outro anúncio realizado é o de que poder executivo enviará um projeto de lei à Câmara de Vereadores, para  contratação de três agentes comunitários de saúde para a ESF Pedro Eggler, que atenderão as comunidades de Júlio de Castilhos, Arroio do Tigre e Arroio do Leite.

O ato contou com a presença da vice-prefeita, Helena Hermany, dos secretários de  Obras e Infraestrutura, Leandro Kroth, de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, de Agricultura, de Comunicação e que também responde como chefe de gabinete, Délsio Meyer, dos vereadores Bruno Faller, Alceu Crestani, Alex Knak, Elo Schneiders, Licério Agnes e Solange Finger, subprefeitos, pastor  Elio Schaeffler, e pessoas da comunidade.