Santa Cruz recebe duas novas ambulâncias do SAMU Última atualização em, 05 de outubro de 2018

As duas novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que chegaram ao Município de Santa Cruz do Sul já estarão à disposição na tarde desta sexta-feira, 5.

O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, destaca que os veículos trazem mais segurança aos pacientes e melhores condições de trabalho para as equipes. “São mais de 350 atendimentos por mês, cerca de 14 por dia. As novas unidades permitirão mais eficiência, segurança e comodidade”, afirma.

Uma delas é destinada para atendimento básico e a outra para assistência avançada, com UTI móvel. Os veículos antigos ficarão de reserva na base do Samu. A intenção da Prefeitura é habitar mais uma unidade básica. Segundo Régis, o Município já enviou a documentação para Brasília. “Já fizemos os encaminhamentos necessários. Solicitamos ao Ministério da Saúde a autorização para utilizarmos a ambulância antiga e termos mais uma equipe de trabalho”, explica Régis.

O serviço 192 opera desde 2008 na cidade e registrou até agora mais de 42 mil atendimentos. É gerenciado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul e responsável pelo atendimento móvel na cidade, mas também realizada transporte intermunicipal nas demais 12 cidades que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.

As ambulâncias foram adquiridas pelo Governo Federal e fazem parte da renovação de 57% da frota nacional. Atualmente, o Brasil conta com 3.514 ambulâncias do Samu e área de cobertura atinge 84% da população.

Cada ambulância custa R$ 176.286,00. O investimento total nas duas novas unidades é de R$ 352.572,00. O serviço é mantido com recursos federais, estaduais e municipais.

De acordo com o prefeito Telmo Kirst, Santa Cruz tem se esforçado para manter o serviço. “As novas ambulâncias agilizarão os atendimentos, além de aumentar a qualidade da assistência. Apesar do atraso nos repasses do Estado, o Município está colocando os recursos do caixa da Prefeitura para que o SAMU continue funcionando. Manteremos isso”, comentou.

O SAMU conta com 30 funcionários. São oito médicos, cinco enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e nove condutores. A coordenadora do serviço em Santa Cruz, enfermeira Cátia Carvalho, comemorou a entrega. “A renovação da frota representa qualificação e agilidade aos pacientes e maior segurança na condução de nossas equipes”, disse.

A entrega das chaves foi feito pelo prefeito Telmo Kirst à equipe de plantão. Participaram do ato, a chefe de gabinete da Saúde, Raquel Rozeno, o diretor Administrativo, Giovani Alles, socorristas que atuam na unidade municipal, e o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Valmir José dos Reis.

Nova Base do Samu

Instalada hoje nos fundos do prédio do INSS, a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será transferida. O novo espaço, que deve ficar pronto no início de 2019, fica no mesmo terreno do prédio que vai abrigar a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), porém na rua Fernando Abott.