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Secretaria Municipal de Educação abre 1ª Capacitação em Gestão Escolar Última atualização em, 13 de março de 2019

Teve início na noite desta terça-feira, dia 12, a primeira Capacitação em Gestão Escolar realizada pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação (SEE). Diretores, vice-diretores, professores, coordenadores do Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos e autoridades municipais participaram da cerimônia de abertura, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). 

 

Conforme a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, a iniciativa é inédita e nasce da necessidade de atualização constante e de um desejo dos diretores da rede municipal em aprender mais sobre trâmites burocráticos, exigências legais e conhecimentos técnicos específicos. “ Serão trabalhadas questões concretas da rotina educacional, por que gestão escolar é garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para a sua vida pessoal e profissional”, disse ela.

 

O treinamento será ministrado pela SEE em conjunto com a Delegações das Prefeituras Municipais (DPM), e será dividido nas áreas de gestão pedagógica, administrativa, de recursos financeiros e física. Além da etapa de abertura, que contou com a palestra Princípios norteadores da Administração Pública, a cargo da procuradora geral do Município, Trícia Schaidhauer, a capacitação terá na segunda etapa, treinamentos ministrados pela DPM, nos dias 13 e 18 e, na terceira etapa, atividades conduzidas pela Prefeitura, nos dias 20, 22, 25, 27 e 29 de março. 

 

Ao explanar, Trícia abordou conceitos da Administração Pública, discorreu sobre os princípios que a norteiam, da harmonia necessária entre eles e de sua aplicabilidade prática. Ao falar sobre o princípio do interesse público, ressaltou que sua finalidade maior é a coletividade. “O interesse  público é um princípio importante que muitas vezes legitima atos que vão de encontro ao interesse privado”, explicou.

 

Segundo ela, a gestão de uma escola é uma atividade altamente complexa, que exige controle e planejamento de recursos humanos, financeiros, materiais e outros. “Um gestor tem que se preocupar com o ambiente escolar como o espaço onde vária vidas se cruzam. Ele precisa estar atento aos fatos equilibrando habilidade técnica e emocional. Cabe ao diretor um papel imprescindível, o de agir na superação de momentos de conflito, de colisão de interesses. É dele a função de mediação, de proteção de vínculos e laços para manter a harmonia dentro da escola, ”, observou. 

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