51 3713 8100

Semana do Bem-Estar Animal começa segunda-feira Última atualização em, 22 de março de 2019

A  segunda edição da Semana Municipal de Adoção, Proteção e Bem-Estar Animal será oficialmente aberta nesta segunda-feira dia 25, às 14 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guido Herberts. A realização é da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) e conta com o apoio de diversas entidades parceiras. 

 

 O evento, previsto pela Lei Municipal nº 7.715/2017, será realizado no período de 25 a  31 deste mês e, conforme a  programação, estão previstas para acontecer dentro das escolas, órgãos e espaços públicos, uma série de atividades, como feira de adoção, oficinas, palestras, visitas ao Canil Municipal, mostra de trabalhos, distribuição de material informativo, entre outras. 

 

O objetivo da iniciativa é fortalecer e divulgar ações  promovidas por ONGs, Canil Municipal, grupos de proteção e protetores independentes, em prol dos animais abandonados e vítimas de maus tratos, em Santa Cruz do Sul. “É um momento importante porque reúne esforços do poder público e de diversas entidades comprometidas com a causa animal. Apesar de realizarmos um trabalho contínuo, durante todo o ano, a população nem sempre tem acesso ao que é feito e essa é a hora de mostrar todo esse trabalho”, expliou o veterinário da Semass, Tiago Marques.

 

A programação do evento envolve diversas secretarias da Administração Municipal, ONGs, grupos de proteção e protetores independentes, escolas públicas e privadas, clínicas veterinárias, pet shops, Unisc, Corpo Bombeiros, Brigada Militar e Câmara de Vereadores.

 

Como explica Tiago, o foco da programação são as crianças e, por isso, as atividades estarão sendo realizadas diariamente dentro das escolas. “As crianças são formadoras de opinião e podem atuar como multiplicadoras dentro da família e da comunidade, elas levam para casa bastante informação, que geralmente os pais não tem acesso”, disse. Uma palestra mestra, sobre maus tratos, posse responsável, adoção e cuidados com os animais será ministrada todos os dias, sempre por uma entidade diferente. 

 

Ainda na tarde de abertura, na segunda-feira, 25, a ONG Cavalo de Lata, que realiza  trabalho com recicladores, fará a apresentação do Projeto Tampinha na Lata. O objetivo é despertar na comunidade a consciência sobre a necessidade urgente de reciclar e reaproveitar itens que as pessoas descartam todos os dias. Coletores serão posicionados no pátio da escola para que as crianças possam depositar suas tampinhas. 

 

Ainda dentro da programação, três momentos serão abertos à participação da comunidade. Na quinta-feira, 27, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, Regina Fortunatti e Tiago Marques palestram sobre o tema da causa animal. Na sexta-feira, 29, a Praça Getúlio Vargas, das 8h às 16h,  será palco de oficinas, apresentações de materiais, vídeos e distribuição de informativos. E no domingo, 31, das 13h30 às 17h30, no mesmo local, acontece a Feira de Adoção, promovida pelo Canil Municipal e pelas ONGs vinculadas à causa animal.

 

 

Programação:


Segunda-feira, dia 25

 

* Palestra sobre maus tratos, posse responsável, adoção e cuidados com os animais (ONG Protetores Santa Cruz)

Hora: 8h30 às 9h30

Local: Emef Harmonia

 

* Abertura oficial da Semana de Adoção, Proteção e Bem-Estar Animal/Lançamento Projeto Tampinha na Lata/Palestra sobre maus tratos, posse responsável, adoção e cuidados com os animais (ONG Protetores Santa Cruz)/Apresentação de alunos da escola

Hora:14h

Local: Emef Guido Herberts

 

Terça-feira, dia 26

 

* Palestra sobre maus tratos, posse responsável, adoção e cuidados com os animais (Canil Municipal)

Hora: 8h30 às 9h30

Local: Emef José Ferrugem

 

* Palestra sobre maus tratos, posse responsável, adoção e cuidados com os animais (Canil Municipal)

Hora: 8h30 às 9h30

Local: Emef São Canísio

 

*Visita ao sítio da ONG Cavalo de Lata, com piquenique no local

Hora da saída: 13h40 Retorno: 16h

Local: Emef Santuário

 

 

Quarta-feira, dia 27

 

* Palestra sobre maus tratos, posse responsável, adoção e cuidados com os animais (Canil Municipal)

Hora: 8h30 às 9h30

Local: Emef Normélio Boettcher

 

* Palestra sobre maus tratos, posse responsável, adoção e cuidados com os animais (ONG Alma)

Hora: 14h40 às 15h

Local: Emef Frederico Assmann

 

* Palestra sobre maus tratos, posse responsável, adoção e cuidados com os animais (Regina Fortunati e Tiago Marques/Veterinário da Semass)

Hora: 19h

Local: Câmara de Vereadore

 

 

Quinta-feira, dia 28

 

* Palestra sobre maus tratos, posse responsável, adoção e cuidados com os animais (Daniela Klafke/Veterinária da Vigilância Sanitária)

Hora: 8h às 9h

Local: Emef Guilherme Hildebrand

 

* Palestra sobre maus tratos, posse responsável, adoção e cuidados com os animais (ONG Alma)

Hora: 14h

Local: Emef Bom Jesus

 

 

Sexta-feira, dia 29

 

* Palestra sobre maus tratos, posse responsável, adoção e cuidados com os animais (ONG Eco Animal)

Hora: 8h30 às 9h20

Local: Emef Leonel de Moura Brizola

 

* Oficinas, apresentações de materiais, vídeos e distribuição de informativos, com participação de entidades convidadas

Hora: 8h às 16h

Local: Praça Getúlio Vargas

 

 

Domingo, dia 31

 

* Feira de Adoção (Canil Municipal/ONGs)

Hora: 13h30 às 17h30

Local: Praça Getúlio Vargas

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP