7ª Conferência Municipal de Saúde acontece em abril Última atualização em, 22 de março de 2019

Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. Esse será o tema da 7ª Conferência Municipal de Saúde, de Santa Cruz do Sul, que acontece no dia 2 de abril, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, na Câmara de Vereadores.

O evento é aberto à população e tem como objetivo reunir, de forma ampla, usuários do SUS, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde para discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão do SUS, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema. Na ocasião serão escolhidos os delegados – titulares e suplentes - para as conferências estadual e nacional, que serão realizadas respectivamente, nos meses de maio e agosto.

As discussões durante a conferência municipal ocorrerão em torno de três eixos temáticos: I – Saúde como direito; II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Dentre os painelistas convidados para explanar no evento, estão representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Defensoria Pública, Conselho Municipal de Saúde, Unisc e gestões estadual e federal.

Programação:

8h às 8h30: Credenciamento

8h30 às 9h: Abertura oficial

9h às 9h15: Mostra Municipal de Saúde/Apresentação de experiências

Painel de discussão do tema, com a participação de seis painelistas: 9h15 às 10h45

Debates: 10h45 às 11h30

13h às 15h30: Grupos de trabalho para a discussão das propostas

15h30 às 15h45: Coffe Break

15h45 às 17h: Plenária final – Encaminhamento das propostas, votação de moções e eleição dos delegados