Semana Municipal do Bem-Estar Animal é aberta oficialmente na Emef Guido Herberts Última atualização em, 25 de março de 2019

Começou nesta segunda-feira, 25, a segunda edição da Semana Municipal de Adoção, Proteção e Bem-Estar Animal, de Santa Cruz do Sul. A abertura oficial aconteceu esta tarde, na Emef Guido Herberts,  com a participação de autoridades, alunos, professores, representantes das entidades protetoras dos animais e comunidade. Até o dia o próximo domingo, dia 31, uma série de atividades estão programadas para acontecer junto a escolas municipais, Praça Getúlio Vargas e Câmara de Vereadores.

Ao discursar o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, disse que a relação dos homens com os animais mudou muito nos últimos tempos e que Santa Cruz do Sul vem se tornando uma referência para o Estado nas questões relativas à causa animal. “Antigamente cachorro era só para cuidar do pátio, hoje não é mais assim. Todo ser vivo precisa  de cuidados, precisa ser respeitado. Avançamos muito e graças a essa lei que instituiu a Semana do Bem-Estar Animal, Santa Cruz vai avançar ainda mais”, disse.

Durante a cerimônia de abertura, a ONG Cavalo de Lata apresentou o projeto Tampinha na Lata, desenvolvido desde julho do ano passado, com o objetivo de incentivar a prática da reciclagem. Tampinhas plásticas são recolhidas pela comunidade, entregues nos pontos de coleta – hoje são mais de cem no município -  e depois vendidas pela ONG para empresas de reciclagem. Os valores arrecadados ajudam a entidade a manter e a tratar animais vítimas de maus tratos, através da compra de ração, medicamentos e insumos diversos.

O foco da iniciativa é mudar a realidade através da educação, começando pelas crianças. As escolas da rede estadual e privada já estão engajadas e agora é a vez das municipais. “Toda semana uma escola da rede receberá a visita da ONG para conhecer o projeto e ganhará uma caixa coletora para que os alunos possam depositar as tampinhas”, explicou. Após a apresentação, diversas criaças fizeram fila para depositar suas tampinhas.

A programação da tarde teve sequência com uma apresentação artística dos alunos da escola e em seguida  ocorreu palestra sobre guarda responsável, com a ONG Protetores de Santa Cruz.  Nesta terça-feira, 26, a partir das 8h30min, o Canil Municipal realiza palestra sobre maus tratos, posse responsável, adoção e cuidados com os animais, nas escolas municipais José Ferrugem e São Canísio. Já na parte da tarde, alunos da Emef Santuário farão visita à ONG Cavalo de Lata para conhecer a atuação da entidade.

Conforme a programação do evento, três momentos serão abertos à participação da comunidade, durante a semana. Na quinta-feira, 27, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, Regina Fortunatti e Tiago Marques palestram sobre o tema da causa animal. Na sexta-feira, 29, a Praça Getúlio Vargas, das 8h às 16h, será palco de oficinas, apresentações de materiais, vídeos e distribuição de informativos. E no domingo, 31, das 13h30 às 17h30, no mesmo local, acontece a Feira de Adoção, promovida pelo Canil Municipal e pelas ONGs vinculadas à causa animal.