51 3713 8100

Desfile das escolas de samba é neste sábado no Parque da Oktoberfest Última atualização em, 27 de fevereiro de 2015

Chegou a hora de cair na folia. Na noite deste sábado, dia 28, Santa Cruz do Sul vai cair no ritmo do samba, e o público que comparecer ao Parque da Oktoberfest vai poder torcer pela sua escola do coração. A partir das 21 horas começa o espetáculo com a cerimônia de abertura e a entrega da chave da cidade pelo prefeito Telmo Kirst ao Rei Momo  Fernando Escouto. O desfile propriamente dito terá início às 21h30min.

Abrindo o carnaval fora de época entra na avenida do samba o bloco do Centro de Atendimento à Saúde (Cemas), da Secretaria Municipal de Saúde, cuja participação já é tradição no Santafolia. Na sequência a corte do Carnaval deste ano – Rei Momo,  Rainha Joseane Beatriz da Silva e princesas Larissa Maciel Santos e Marciele Daiane da Silva - vai buscar a primeira escola: a Acadêmicos do União, com o enredo Favela, um salve à periferia.
 
Desfilam em seguida a Unidos de Santa Cruz, com o tema Legado de glória, exemplo de vida. Maestro Bendinha tu és imortal, uma homenagem ao conhecido músico santa-cruzense, Elemar Bender  e depois a Imperatriz do Sol homenageando  o jornalista e narrador esportivo Paulo Brito, com o tema Imperatriz do Sol canta Paulo Brito. Por último, fechando o desfile, a Imperadores do Ritmo, traz o enredo Chico: dos palcos à avenida, os passos de um artista, em homenagem ao carnavalesco porto-alegrense Chico Passos.

De acordo com a organização do evento, cada agremiação terá o tempo mínimo de 40 minutos e o tempo máximo de 50 minutos para percorrer a pista e chegar até a dispersão. Entre uma agremiação e outra o intervalo será de 15 minutos para que a escola seguinte possa realizar a passagem do som. O corpo de jurados responsável por avaliar os quesitos será composto por 18 integrantes da Associação de Jurados de Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul (AJUCEPRGS).

Este ano, conforme explica o diretor de eventos da Secretaria  Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, Sidnei Lopes, a estrutura este ano apresenta melhorias significativas. “Desde o início do governo estamos fazendo um trabalho para transformar o Carnaval de Santa Cruz do Sul em um evento turístico, aperfeiçoando cada vez mais o nível desta realização”, disse. Ele disse ainda que este ano as melhorias na estrutura mostram o quanto a prefeitura trabalha para  profissionalizar o carnaval. “São detalhes técnicos que farão a diferença na hora de os jurados avaliarem as escolas. A iluminação da pista, por exemplo, vai permitir aos jurados e também ao público acompanhar cada detalhe da festa, das fantasias, das alegorias e da evolução das escolas como um todo”, explicou.

A prefeitura instalou três módulos de arquibancadas com capacidade para mil e quinhentas pessoas, mas aqueles que desejarem também podem levar suas cadeiras de praia. A pista, por onde passarão as escolas, recebeu pintura especial e a iluminação foi reforçada pelas equipes da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos, com a instalação de mais 18 refletores. Um espaço reservado às pessoas com deficiências também foi demarcado em frente ao local onde ficarão as autoridades.

Dentro do pavilhão central banheiros estarão a disposição do público que também poderá utilizar os módulos sanitários do terminal turístico, do campo municipal e da parte externa do pavilhão central. Além desses foram instalados dentro do parque 12 módulos de banheiros químicos.

E quando a fome apertar, no entorno da pista as pessoas terão acesso a venda de lanches e bebidas diversas. E a segurança estará a cargo da Brigada Militar e da Guarda Municipal, através da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte.
 
Também apoiam o Santafolia, a Central de Serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, e a Secretaria Municipal de Obras e Viação. A realização do evento é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Ciência e Tecnologia e da Associação de Entidades Carnavalescas.

Ingressos para o desfile podem ser adquiridos na hora com a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), responsável pela bilheteria do evento. O valor é de R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia). A entrada para o público será pelo pórtico central, na Rua Galvão Costa.

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP