Prefeita Helena reitera compromisso com a defesa da fumicultura na abertura do encontro da ITGA Última atualização em, 19 de março de 2024

A prefeita Helena Hermany marcou presença na abertura do Encontro Regional das Américas, promovido pela Associação Internacional dos Países Produtores de Tabaco (ITGA), na manhã desta segunda-feira (18).

A chefe do Executivo Municipal discursou durante a abertura da programação e reforçou seu compromisso na defesa de toda a cadeia da fumicultura. Ela relatou aos presentes sua atuação junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) durante o ano de 2023 para demonstrar a importância do tabaco para a economia da região e a vida de muitas famílias.

“Expus a eles o que o fumo significa para a nossa cidade, como vivem os nossos agricultores. Demonstrei que eles têm qualidade de vida, uma casa boa, um bom automóvel, bons equipamentos de trabalho, com condições muitas vezes melhores do que quem vive na cidade”.

Conforme Helena, há uma ação difamatória sobre as condições de vida e trabalho dos fumicultores, assim como sobre os impactos da cadeia produtiva ao meio ambiente. A prefeita também destacou que as empresas fumageiras têm estimulado a diversificação da produção entre os agricultores.

Helena salientou que o tabaco é uma alternativa de renda segura para os agricultores, que sabem o que vão plantar, quem serão os compradores e quanto irão receber, com todo o apoio e segurança para exercer a atividade. Ao final de sua intervenção, Helena desejou um bom evento aos participantes. “Espero que daqui saiam propostas e iniciativas que apoiem e defendam os nossos produtores, porque o que seria de Santa Cruz do Sul e das cidades da região se não tivéssemos a cultura do fumo?”, questionou.