51 3690 4143

Projeto coloca em atividade 75 monitores para darem suporte a alunos com deficiência nas escolas municipais Última atualização em, 21 de março de 2024

Operacionalização é feita via parceria firmada entre a Prefeitura e a Unisc


A abordagem inclusiva na educação não se limita às adaptações físicas dos espaços educacionais, pois também engloba transformações profundas nas práticas pedagógicas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), coloca em prática pelo terceiro ano consecutivo o Projeto Educação Inclusiva (PEI) - que disponibiliza às instituições de ensino da rede municipal monitores capacitados para darem suporte a alunos que precisam de acompanhamento especial para o desenvolvimento das tarefas escolares. 


De acordo com o secretário municipal da Educação, Wagner Machado, neste ano foi disponibilizado pela Prefeitura mais de R$ 1 milhão em recursos para a execução do Projeto, que viabiliza a contratação de 75 estudantes de cursos de Licenciaturas, Pedagogia e Psicologia da Unisc para exercerem atividade remunerada como monitores. Boa parte deles já está em atuação nas escolas e os demais devem ingressar nos próximos dias. 


A principal incentivadora do Projeto é a prefeita Helena Hermany. “Lançamos esta iniciativa em 2022 e, em razão dos excelentes resultados, renovamos o contrato com a Unisc mais uma vez para dar continuidade, porque percebemos os grandes benefícios no desenvolvimento intelectual e na socialização dos alunos”, comemora. 


Conforme a supervisora da Educação Especial do Município, Mara Nubia Sandim, recebem o acompanhamento estudantes com comprovada necessidade - deficiências intelectuais, deficiências múltiplas, transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, entre outras dificuldades que demandam atenção individualizada. “Estes profissionais de apoio têm o objetivo de auxiliar os professores em ações desenvolvidas junto às turmas e aos estudantes com deficiência. Auxílio na locomoção, higiene, interação com os demais estudantes e na aprendizagem de maneira geral, tanto durante a aula quanto no recreio ou outras atividades externas”, detalha. 


Resultados positivos no desenvolvimento dos estudantes


Na Escola de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, cinco monitores do PEI estão atuando desde o início do ano letivo e outros ainda devem ingressar nos próximos dias para reforçar a equipe. Na visão da diretora Rosangela Freitas Jochims, o principal diferencial do Projeto é que os acadêmicos já chegam na Escola bem preparados para a função que terão que desempenhar. 


“É muito bom para nós enquanto escola porque os monitores são bem comprometidos e já vêm para atender especificamente as dificuldades do aluno. No processo seletivo, o pessoal da Unisc já conversa com eles sobre as características que a gente passou do aluno. Então, eles chegam na escola com uma boa noção, já é mais tranquilo na hora de trabalhar, porque já sabem mais ou menos o que o aluno precisa”, analisa Rosangela. 


A Unisc é responsável pelo recrutamento e qualificação dos estagiários, como também pela supervisão das atividades junto às escolas e orientação aos professores que atuam em conjunto. Graduanda do 5º semestre de História da Universidade, Bruna Henkes de Freitas participa do PEI desde o ano passado e é a atual monitora do aluno Leonardo Bittencourt. “Eu orientei dois alunos durante este tempo, o Léo agora e outro no ano passado, desenvolvendo com eles um pouco da leitura, da escrita, da motricidade, ajudando no desenvolvimento das atividades diárias”, detalha. 


Para ela, que estuda para ser professora, a experiência vem sendo importante tanto pela função social do Projeto quanto por possibilitar a primeira experiência em sala de aula. “Está sendo maravilhoso, porque eu consegui entender o que é a rotina de uma escola e vi que realmente é isso que eu quero como profissão”, relata. 


Além dos monitores do PEI, a Secretaria da Educação disponibiliza estagiários do ensino médio, por meio de convênio com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), para atuarem no apoio nas atividades escolares.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP