Prefeitura lança o Programa Voluntários Santa Cruz Última atualização em, 21 de março de 2024

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou na manhã desta quarta-feira, dia 20, o Programa Voluntários Santa Cruz, abrindo portas para que as pessoas possam se engajar em causas que impactam positivamente na comunidade. O ato que ocorreu no salão nobre do Palacinho, contou com a presença da prefeita Helena Hermany, de secretários municipais, vereadores, representantes de organizações não-governamentais, clubes de serviço, associações de moradores, conselhos municipais, sindicatos e outras entidades voltadas ao voluntariado.

Durante o lançamento, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, fez uma breve apresentação do programa e disse que a proposta visa estimular a cultura do voluntariado, que já é expressiva no município, ampliando ações em favor da população mais vulnerável e também fortalecendo parcerias com a comunidade e com a iniciativa privada. “Santa Cruz do Sul por ter uma cultura germânica muito forte, vinda dos antepassados, é essencialmente comunitária e tem o trabalho voluntário no seu DNA”, disse ela.

Segundo Roberta, muita gente manifesta a vontade de ser voluntário também nos projetos da prefeitura e a necessidade existe de fato, porém até hoje não havia um programa estruturado, com base legal para tornar real essa possibilidade. Ela deixa bem claro, no entanto, que as oportunidades para o exercício do voluntariado serão oferecidas em apoio a projetos e ações específicas que o Município já realiza na área social e nunca para uma atividade fim. “Precisamos deixar bem claro que este voluntário não vem para substituir o servidor, ele chega para qualificar e apoiar projetos sociais que a gente já desenvolve”, observou.

Em sua manifestação, a prefeita Helena Hermany disse que o programa está apenas começando e que será aperfeiçoado. Ela agradeceu a participação em peso de entidades ligadas ao voluntariado na cerimônia,  lembrou do comprometimento que este tipo de ação requer e do quão recompensador é o trabalho voluntário. “Ajudar o próximo muitas vezes faz mais bem para quem presta o auxílio do que para o próprio beneficiado. Temos muitos projetos espalhados pelos bairros, com crianças, idosos e acredito que temos também muitas pessoas dispostas a ajudar, com aptidões diversas, que podem e querem fazer algo a mais pela comunidade, então fica o nosso convite”, incentivou.

Para que a prefeitura possa formar um banco de voluntários, será feito o cadastramento das pessoas interessadas em participar do programa. Para se inscrever é necessário acessar o site do Município e, na coluna da direita do portal, clicar sobre a aba Programa Voluntários Santa Cruz e preencher um formulário que já está disponível.

Além de dados de identificação, o candidato vai informar qual formação possui, com que público prefere atuar e o tempo disponível para dedicação à causa. Com esses dados será possível identificar o perfil do interessado para melhor direcioná-lo depois.

Também na mesma aba está disponível, além do formulário para cadastro e da lei municipal que criou o programa, o Manual do Voluntário, com a definição de serviço voluntário, direitos e deveres do voluntário, motivação e recompensa, o que se espera de quem se dispõe atuar como voluntário e legislação.

A relação entre voluntários e organizações sociais é regulamentada pela Lei Federal 9.609/98. Em Santa Cruz do Sul foi aprovada a Lei 9.541, em 19 de dezembro de 2023, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e que criou o Programa Voluntários Santa Cruz.