Ato simbólico marca início da vacinação contra a Influenza em Santa Cruz do Sul Última atualização em, 25 de março de 2024

Dois grupos prioritários terão acesso à imunização durante a Praça da Cidadania do bairro São João, no sábado (23)

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada de 25 de março a 31 de maio de 2024, mas a Prefeitura de Santa Cruz do Sul fará a abertura simbólica da mobilização no próximo sábado (23), durante a Praça da Cidadania do bairro São João.

O período de atendimento será das 16h às 18h30min, exclusivamente para os públicos prioritários de idosos, a partir dos 60 anos, e trabalhadores da área da saúde.

A partir de segunda-feira (25), a imunização terá início nos postos de saúde, prosseguindo com o atendimento dos dois grupos iniciais até 30 de março. A partir de 1º de abril, a vacina começará a ser aplicada em crianças (de 6 meses até menores de 6 anos de idade – 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e trabalhadores de educação do ensino básico e superior (instituições públicas e privadas). A partir de 08 de abril, os demais grupos prioritários (confira lista no final do texto) também já poderão ser vacinados.

A vacina contra a influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras imunizações do Calendário Nacional de Vacinação. A aplicação da dose da vacina ocorrerá mediante apresentação de documento que comprove a idade, vinculação com serviço específico (saúde, segurança, educação, etc) ou condição de saúde (comorbidade, deficiência), em conformidade com o Informe Técnico Operacional da Campanha de Vacinação Contra Influenza 2024.

Pessoas impossibilitadas de se deslocarem, como no caso de pacientes acamados, deverão realizar contato (telefônico, pelo Agente Comunitário de Saúde, e-mail, etc) com a unidade de saúde mais próxima de sua residência para o planejamento de visita da equipe para receberem a vacinação.

O Dia D de vacinação está programado para 13 de abril, com a abertura de todas as salas de vacinas do município, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

O secretário de Saúde Fabiano Dupont reforça a importância de a população buscar a imunização, conforme as datas determinadas para cada grupo prioritário. “Aderir à vacinação é um gesto de cuidado consigo mesmo e com aqueles que nos cercam. As estruturas do município estarão prontas para receber a comunidade e fazer a aplicação das doses”.

A influenza provoca infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação contra o vírus permite, ao longo do respectivo ano, minimizar e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de evitar a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

A vacina contra a influenza poderá ser feita nos postos de saúde (Estratégias Saúde da Família – ESF e Unidades Básicas de Saúde – UBS), no SIS-Unisc (Avenida Independência, 2293, telefone 37177480) e no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul (Rua Ramiro Barcelos, nº 1054, Centro, telefone 31221450)

Confira os grupos prioritários, juntamente com suas respectivas datas para início da vacinação:

A partir de 25/03:

- idosos com 60 anos e mais; trabalhadores da saúde.

A partir de 01/04:

- crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; e trabalhadores de educação do ensino básico e superior, de instituições públicas e privadas.

A partir de 08/04:

- povos indígenas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e população em situação de rua.