51 3690 4143

Seminário Integrador do PSE debate estratégias para aumentar as coberturas vacinais Última atualização em, 25 de março de 2024

A Universidade de Santa Cruz do Seul está sediando nesta sexta-feira, 22, mais uma edição do Seminário Integrador do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento ocorre no início de cada ano letivo e busca promover o encontro dos atores que se envolvem com o programa para um alinhamento anual e compartilhamento de experiências. 


Este ano, o tema de educação permanente é a retomada de boas coberturas vacinais e o papel dos diferentes entes com relação à saúde da criança e do adolescente. Nesta edição, o público-alvo do seminário está ampliado e reúne pela primeira vez representantes de grupos gestores do PSE dos demais municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, além dos atores de Santa Cruz do Sul, que são os profissionais da rede municipal de saúde e da educação municipal e estadual, parceiros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e das instituições de ensino em saúde.


Na parte da manhã aconteceu a cerimônia oficial de abertura, com pronunciamento de autoridades da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, 13ª CRS, 6ª CRE, Unisc, Ministério Público, Conselho Tutelar e Comdica. Na sequência teve início o painel Vigilância da situação vacinal e estratégias de estímulo à ampliação da cobertura vacinal de escolares, com a participação das professoras Vera Somavilla e Beatriz Seegert. 


Ainda no painel, as especialistas da CEVS RS Lívia Biasuz Machado e Marina Abreu abordarão questões epidemiológicas, dados sobre internações, agravamentos e ressurgência de doenças imunopreveníveis e o calendário obrigatório definido pela autoridade sanitária do país. 


As atividades seguem com o coordenador do setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Roger Peres, que discorrerá sobre as estratégias adotadas no município para promover a retomada de ótimas coberturas vacinais. Haverá também a participação do Ministério Público e do Conselho Tutelar, que discutirão os papéis de cada instância na questão de violação dos direitos de proteção vacinal da criança e do adolescente.


Já na parte da tarde está prevista a mostra de experiências, com relatos de escolas das redes municipal e estadual e a oficina  Caminhando pelo SUS e dialogando sobre os direitos e formas de acessá-lo.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP