Começa a mobilização para o 3º Encontro de Saúde e Terapias Integrativas Última atualização em, 25 de março de 2024

Ocorreu nesta semana a apresentação da proposta para o 3º Encontro de Saúde e Terapias Integrativas (Esti). A reunião, que ocorreu na Secretaria de Relações Institucionais e Esporte, foi coordenada pela idealizadora do evento, Fátima Siqueira. Na ocasião ela anunciou que o encontro será em 20 de abril, no período entre 9h e 17h, na Praça da Bandeira.

O evento é uma evolução da Caminhada Rumo à Saúde e Bem-estar, que tradicionalmente acontecia no mês de março. A primeira caminhada aconteceu em 2002 e já foram realizadas quatorze edições. Segundo Fátima Siqueira, idealizadora do Espaço de Vie, da Caminhada e do Esti, nunca o ser humano teve tanta necessidade de olhar para si sob todos os aspectos, observando seu emocional e cuidando de seu pensamento. “Com este olhar, surgiu a proposta de um evento mais amplo, que além da caminhada em si, proporcionasse aos participantes uma expansão de consciência”, explica. Ela destaca que a maioria da população não tem a consciência da importância da saúde integrativa sistêmica.

A primeira edição aconteceu em 2022 e, para este ano, muitas atividades já estão previstas, como exposição de trabalhos e demonstração gratuitas de atendimentos relacionados às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). “Queremos através deste Encontro fomentar, instigar as pessoas a conhecerem as Pics e a fortalecer o trabalho dos terapeutas”, destaca.

O Encontro é uma promoção do Espaço de Vie e da Prefeitura de Santa Cruz, tendo por objetivo marcar o Dia Internacional da Mulher (08/03), o Dia Mundial da Saúde (07/04), e o mês das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), comemorado em maio.

Participaram da reunião o secretário de Relações Institucionais e Esporte, Everson Bello, Cláudia Regina da Silva, diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Cláudia Regina da Silva, a coordenadora do Pacto Santa Cruz pela Paz, Giseli Barros, a coordenadora do Centro de Referência do Idoso, Pâmela Müller, a professora de educação física, Ana Júlia Ferreira, e a jornalista e organizadora de eventos, e Michele Henn Waechter.

Mais informações sobre o Encontro podem ser acompanhadas pelo perfil no Instagram @caminhadaesti_scs. Terapeutas interessados em serem parceiros do evento devem entrar em contato pelo fone/whatsApp (51) 99595-4757 ou @fatimadevie