Prefeita Helena inaugura reforma e ampliação da UBS Avenida Última atualização em, 25 de março de 2024

Ato realizado no final da manhã desta sexta-feira (22) marcou inauguração da ampliação e revitalização da Unidade Básica de Saúde Avenida. As melhorias propiciadas pela reforma foram idealizadas com o objetivo de oferecer um espaço mais amplo e bem estruturado aos usuários e aos trabalhadores do posto.

Antes do ato de descerramento da placa inaugural, a prefeita Helena Hermany caminhou pelo prédio e conversou com servidores e pacientes. A chefe do Executivo Municipal destacou a importância do atendimento humanizado nos serviços municipais. “A cada vez que vocês recebem aqui um paciente com carinho e atenção, vocês estão contribuindo para a cura dela. Isso faz com que a pessoa não se sinta sozinha”, avaliou.

Helena também destacou a atuação do secretário de Saúde Fabiano Dupont. “Ele tem sido um guerreiro. A prefeita, sozinha, não consegue fazer nada. Se não temos um grupo que pega junto, as coisas não acontecem. Por isso, eu reconheço o trabalho de cada um”.

Por fim, ela reforçou o empenho de sua gestão em promover a elevação de padrão salarial  para os servidores municipais, até o padrão 10, como força de melhorar os vencimentos daqueles com salários muito baixos. Em 2024, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul chegará a cerca de 70% de beneficiados com a troca de padrão em um universo de 3.527 servidores. “Meu desejo é que os nossos funcionários trabalhem com alegria e se sintam reconhecidos pelo governo e pela comunidade”.

Para o secretário de Saúde Fabiano Dupont, a entrega da reforma e ampliação é um avanço para a saúde municipal e também para o atendimento da comunidade. De acordo com Dupont, a partir da conclusão da obra, foi possível contratar mais uma médica para atuar na unidade, com jornada de 36 horas/semanais.

Conforme o secretário, a UBS Avenida já atingiu 5 mil atendimentos de janeiro até o momento – cerca de 60 por dia. “Neste ritmo, teremos maior agilidade para reduzir o tempo de espera por atendimentos”, avaliou.

Dupont também enalteceu a liderança da prefeita Helena para a concretização das melhorias na unidade de saúde.

Presente ao ato, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Gerson Trevisan, destacou os investimentos que a gestão Helena Hermany tem feito em educação e saúde, acima do preconizado pela Constituição. Já o vereador Raul Fritsch enalteceu as diversas realizações que a Administração Municipal tem entregue nas áreas da saúde e educação. “O Governo tem mostrado a sua efetividade em obras, e isso está demonstrado em vários pontos da cidade”.

A obra

Orçada em R$ 213.079,48, a ampliação e revitalização da UBS Avenida foi executada pela Realize Construtora e Materiais de Construção Ltda. O projeto previu a construção de duas novas salas em área já coberta, onde foram erguidas paredes externas e executadas outras melhorias, como substituição de piso e forro, instalação de portas e janelas, colocação de divisórias internas, equipamentos hidráulicos e reforma elétrica.

Também houve reforma dos acessos, substituição de portas internas e instalação de um pergolado. Na área externa foi feita a execução e reforma do passeio público em todo o entorno do prédio, inclusive em frente a feira rural da Avenida Independência.