51 3690 4143

Imigração Alemã: Abertura das festividades levou emoção e recordações junto ao Monumento do Imigrante Última atualização em, 25 de março de 2024

Foi com momentos de emoção, celebração e homenagens que ocorreu nesse sábado, 23, a abertura oficial das festividades alusivas à imigração alemã, pelos 200 anos no Rio Grande do Sul, e 175 anos em Santa Cruz do Sul. O ato ocorreu em um dos locais mais simbólicos da chegada dos imigrantes alemães na região, o Monumento do Imigrante. 


A solenidade contou com a presença da prefeita Helena Hermany, do subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, e Presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS, Rafael Gessinger, do coordenador da Comissão de Santa Cruz, Paulo Trinks, do presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan, do secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, demais secretários, vereadores, entidades representativas da cultura germânica e comunidade em geral. 


O ato iniciou em clima de festa. Ao som de um violino, o músico Luiz Eduardo Kaufman, do Centro Cultural 25 de Julho, recepcionou o público com canções que traduziram a alegria sempre presenta na cultura germânica. Na sequência, houve o descerramento de três placas pelas autoridades presentes. 


As placas fazem uma homenagem aos antepassados e aos primeiros imigrantes que chegaram em Santa Cruz em 1849. Em outra faz alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã no Estado do Rio Grande do Sul e aos 175 anos da Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul. A terceira placa é alusiva ao Monumento do Imigrante, que completa 55 anos em 2024, e que foi construída pelo município com a colaboração dos Lions Clubes, e inaugurada em 25 de janeiro de 1969. 


Na sequência houve um dos momentos de maior emoção. Em um ato simbólico, o guia turístico e integrante do Lions Clube Centro, Luís Carlos Moritzen, realizou uma homenagem aos familiares dos modelos que figuram no painel. Na ocasião também, Paulo Müller, filho do projetista do painel, Hildo, realizou a demonstração de como foram confeccionados os cacos de ladrilhos, que compõem o monumento.  


Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany, que saudou o público primeiramente no idioma alemão, elogiou o empenho dos organizadores dos festejos. “Quero agradecer a esta equipe que está trabalhando nas festividades. Fico feliz também que estão aqui presentes os familiares do seu Hildo Müller, que vieram aqui contar esta história tão linda e que muito representa para nossa Santa Cruz”, afirmou. 


A prefeita também valorizou as pessoas que ajudaram a construir a história de Santa Cruz. “Quem não preserva a história, com certeza, não terá um futuro glorioso. Os nossos antepassados trouxeram livro, bíblia, o que era sagrado para eles. E graças a este início, temos uma cidade como é hoje, com pessoas educadas, onde todos se envolvem, participam, por isso  nossa cidade se transformou no que é atualmente. É uma cidade que tem uma raiz forte, uma raiz boa, por isso conseguimos levar adiante. E aqui em Santa Cruz acolhemos todas as etnias. E as pessoas procuram vir para cá porque aqui tem progresso, tem desenvolvimento e tem ordem. Tudo isso, com certeza, é um legado dos nossos antepassados”, reconheceu. 


Em sua fala, o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado,e Presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS, Rafael Gessinger, ressaltou o pioneirismo de Santa Cruz nas comemorações. “É com grande alegria poder transmitir o abraço e a saudação do nosso governador, Eduardo Leite, e de todos os secretários que estão envolvidos nessa comemoração histórica. Temos muito a agradecer Santa Cruz pela dimensão que o bicentenário tomou, pois o marco inicial da articulação aconteceu aqui, em junho de 2023, em um café da manhã cultural”, recordou. Na sequência, Gessinger salientou o trabalho das lideranças santa-cruzenses na organização dos festejos alusivos ao Bicentenário. 


O coordenador da Comissão local, Paulo Trinks, também se pronunciou  e agradeceu as equipes envolvidas nas comemorações. “A todos que participaram até aqui e que ainda vão participar, à imprensa, à Câmara de Vereadores e o município de Santa Cruz, a todas as subcomissões, agradeço a dedicação de todos para que as comemorações sejam realmente muito expressivas”, declarou. 


Já o secretário de Cultura, Marcelo Corá, elogiou a valorização da cultura pela atual gestão municipal. “Hoje é um dia que vai ficar na memória de muitas pessoas. Agradeço a comissão que está envolvida na preparação dos festejos, será um ano muito emblemático pela comemoração da imigração alemã,  mas preciso dizer, em especial, que nunca se fez tanta cultura como nessa atual administração”, afirmou. 


Na sequência da solenidade, ocorreram apresentações artísticas, com grupos, corais e folclóricos do Centro Cultural 25 de Julho e da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, na Praça da Cultura. Um dos primeiros atos alusivos ás comemorações será em 21 de abril, quando ocorrerá o lançamento do livro sobre o cemitério de Alto Linha Santa Cruz.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP