Plantão SUS 24 horas em Monte Alverne se torna realidade Última atualização em, 09 de abril de 2024

Ato de inauguração reuniu lideranças e comunidade em frente ao hospital

Os moradores de Monte Alverne testemunharam um momento histórico na noite de quinta-feira (4). Com a inauguração do Pronto Atendimento Municipal SUS, no Hospital Beneficente Monte Alverne, o primeiro da modalidade no município, a localidade e regiões vizinhas passam a contar com plantão médico 24 horas.

Ato celebrando a conquista reuniu autoridades e pessoas da comunidade em frente ao prédio da casa de saúde. A prefeita Helena Hermany classificou o momento como histórico. Conforme a prefeita, a inauguração do Pronto Atendimento Municipal SUS de Monte Alverne é resultado de trabalho e mobilização iniciados em 2021, buscando atender todos os requisitos burocráticos e dotar a estrutura de todos os mecanismos para prestar um atendimento de excelência. “Eu sempre disse, nós vamos abrir esse PA pra valer. Ele tem tudo que é necessário, equipamentos, ambulância, laboratório, realmente um local que atende e cuida de cada pessoa que vier aqui.”

Segundo Helena, o Pronto Atendimento coloca Monte Alverne em um novo momento. “Temos investido em melhorias na saúde em nosso município, ampliando o acesso, melhorando a infraestrutura e qualificando o pessoal. Este é um sonho que se tornou realidade. Que este seja um local onde a comunidade possa encontrar conforto, felicidade, saúde e bem-estar”.

O secretário de Saúde Fabiano Dupont destacou a sensação de dever cumprido ao ver o Pronto Atendimento de portas abertas à população. “Houve muito trabalho e compromisso para chegarmos até aqui, com o intuito principal de fazer as coisas darem certo”.

Para Dupont, a inauguração representa uma nova etapa na trajetória do quase centenário hospital. “Hoje, presenciamos um momento histórico nessa caminhada, um capítulo especial, que ficará na memória da comunidade”.

O presidente do Hospital Monte Alverne, Lauri Storch, destacou a importância do trabalho em parceria com a Prefeitura para que o projeto se tornasse realidade. “Lembro de uma conversa com a prefeita e com o secretário Fabiano, onde me foi dito que, uma vez esse serviço implantado junto ao hospital, que fosse para ficar. Teve responsabilidade por parte da Secretaria da Saúde, comprometimento da nossa parte, tudo dentro das normas que a legislação exige”.

Storch também relatou a evolução do hospital nas últimas décadas, que já conta com duas referências em especialidades médicas – otorrinolaringologia e reumatologia – e caminha para a obtenção de uma terceira. “Agora, conseguimos o plantão noturno. Por isso, quero mais uma vez deixar o agradecimento à Administração Municipal, que nos desafiou para que a gente elaborasse esse trabalho que hoje está sendo concretizado”, declarou.

Presente ao ato, o deputado federal Heitor Schuch parabenizou os profissionais do Hospital Monte Alverne pelo trabalho, principalmente durante o período da pandemia de Covid-19, e reforçou o seu apoio na busca de recursos a bons projetos.

O ato também contou com a presença de vereadores. O presidente do Legislativo Municipal, Gerson Trevisan, elogiou a forma como a prefeita Helena Hermany tem empregado os recursos públicos. “Pela Constituição, o município deveria empregar 15% de seu orçamento em saúde e 25% em educação. Santa Cruz destina respectivamente a cada um deles 25% e 30%”, revelou. Trevisan ainda salientou que o Pronto Atendimento facilitará a vida da comunidade de Monte Alverne, que não precisará mais se descolar até a cidade em busca de auxílio.

Para o vereador Ilário Keller lembrou que o plantão 24 horas em Monte Alverne é um sonho antigo da comunidade. Ele destacou a mobilização em torno da instituição para que ela seguisse evoluindo e se fortalecendo. “Enquanto nós estivermos lá na Câmara, nós vamos defender essa comunidade, em especial a saúde, valorizando as pessoas”.

Com o início do plantão, o hospital amplia seus horários de atendimento das 19h até às 7h da manhã, de segunda a sexta-feira, e passa a atender durante 24 horas aos finais de semana e feriados.

Histórico – Para a implementação da iniciativa, as instalações do hospital passaram adequações de estrutura física e também houve a ampliação do quadro de funcionários, com a contratação de mais colaboradores, médicos e uma empresa para a realização de exames de imagem e laboratório. Também houve a aquisição de equipamentos. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul destinará mensalmente R$ 206 mil para o custeio das atividades da instituição.

A caminhada pela criação do Plantão SUS em Monte Alverne foi manifestada pela prefeita Helena Hermany em novembro de 2021, quando foram anunciadas as obras de ampliação do hospital, com um investimento de R$ 3 milhões.