Rede hídrica em Linha Arroio do Tigre vai abastecer 70 famílias Última atualização em, 09 de abril de 2024

Um sonho acalentado por décadas pelos moradores de Linha Arroio do Tigre, localidade situada no distrito de Monte Alverne, está em vias de se tornar realidade. A prefeita Helena Hermany assinou na manhã desta sexta-feira, dia 5, no salão Hermes, o termo que autoriza o início das obras para construção de 7,8 quilômetros de rede hídrica. As obras deverão se estender pelo prazo de seis meses, com previsão de término em outubro próximo.

Em um investimento orçado em R$ 693.311.16, com recursos do Finisa, a construção da rede ficará a cargo da empresa Robson dos Santos Ltda, contratada por meio de pregão presencial. Quando estiver em pleno funcionamento, a nova rede garantirá o abastecimento de água potável para cerca de 70 famílias. O sistema compreende também um poço artesiano com vazão de 4,8 mil litros por hora e reservação com capacidade para 30 mil litros.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, Santa Cruz do Sul está entre os 20 municípios do Estado com as maiores extensões de redes hídricas implantadas. “Não conheço prefeitura que investiu tanto em qualidade de água e tratamento de esgoto”, observou. Segundo ela, a prefeitura trabalha permanentemente para buscar tecnologias que supram a demanda por água, em quantidade e qualidade, para abastecer as comunidades, independente das distâncias a serem percorridas.

Ao dirigir a palavra aos moradores, a prefeita Helena disse que a cidade depende do campo para sobreviver e para que as gerações mais novas não abandonem o interior é preciso dar a elas mais que discursos. “Não adianta discurso bonito se não dermos condições para que nossos jovens vislumbrem um futuro e se sintam motivados a permanecer aqui”, observou. Ela reiterou a preocupação do governo em levar água potável e rede trifásica a todas as comunidades do interior.

Também o vereador Ilário Keller participou do ato e destacou o progresso que chegou ao interior com o passar dos anos. Ele lembrou, no entanto, que a construção da rede de abastecimento é uma demanda muito antiga. “Demorou, é uma luta de muitos anos, tenho algum encaminhamento na Cãmara de Vereadores de 20 anos ou mais. É certo que tivemos algumas estiagens nos últimos dois, três anos e nunca deixamos de atender a comunidade, com caminhão pipa, com caixas para captação de água, mas agora está vindo uma solução definitiva, os moradores vão abrir o chuveiro, abrir as torneiras e vão ter água nas suas casas”, comemorou.

Estiveram presentes no ato também o subprefeito de Monte Alverne, Mauri Frantz, os secretários municipais de Agricultra, Décio Hochscheidt, de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, e os diretores Paulo Back, Délcio Keller e Adair Goettems.

“Meu sentimento é chorar de alegria”, disse a agricultora Dirce Storch

Sem palavras para descrever a emoção em saber que muito em breve a água vai jorrar das torneiras, a agricultora Dirce Storch, 52 anos, era só felicidade na manhã desta sexta-feira, 5, ao participar do ato que marcou o início da construção da rede hídrica em Linha Arroio do Tigre. Moradora da localidade há mais de três décadas, desde que veio do município vizinho, Venâncio Aires, com apenas 16 anos de idade, nesse meio tempo ela viu os fihos crescerem – a mais velha hoje tem 36 anos – , sem que a água chegasse até sua casa.

Acompanhada do marido, o agricultor Enio Storch, 68 anos, Dirce não se conteve e externou a alegria ao saber que antes do final do ano a vida vai mudar e muito, com água própria para consumo chegando na sua e na residência de dezenas de outros moradores da localidade . “Não foi nada fácil, a gente passou muito trabalho, pegava água na sanga, mas muitas vezes, quando chovia então,  água vinha muito suja”, contou.