Conselho do Povo de Terreiro toma posse Última atualização em, 09 de abril de 2024

Santa Cruz do Sul empossou, na manhã da última quinta-feira (4), a primeira diretoria do Conselho Municipal do Povo de Terreiro. A solenidade foi realizada no auditório da Procuradoria-Geral do Município.

O Conselho Municipal do Povo de Terreiro é um órgão público consultivo, propositivo e fiscalizador, que tem entre suas atribuições desenvolver ações e estudos, propor medidas e políticas públicas voltadas para as comunidades do Povo do Terreiro da cidade – comunidades de cultos de matriz africana e umbandistas. A medida constitui um instrumento de reparação civilizatória, na busca da equidade socioeconômica, política, cultural e da eliminação de todos os tipos de discriminações a esta população.

A prefeita Helena Hermany prestigiou a solenidade e destacou a importância da criação do conselho. “As religiões de matriz africana são um importante componente da nossa sociedade, representando a fé de muitas pessoas. É indispensável que esse grupo se estabeleça, como mais uma ferramenta para o combate ao preconceito religioso e a defesa da liberdade de culto”.

Para a secretária de Desenvolvimento Social Roberta Pereira, o conselho já inicia com muitas questões que precisam ser desmistificadas em torno das religiões de matriz africana. “Ele não vai falar só de religião, mas também tratará de igualdade racial, políticas públicas, da invisibilidade dessas religiões e da necessidade de que a gente tem de desenvolver ações”. Conforme Roberta, também é necessário combater o preconceito aos cultos religiosos afro-brasileiros através de informação

O presidente do Conselho, Leandro Santos, da Associação Centro Cultural Afro-Brasileiro Salve Jorge, considerou a posse uma grande vitória. “Santa Cruz do Sul hoje escreve uma nova história dentro das religiões de matriz africana, dentro da umbanda. É muito importante montar esse conselho, trazer as políticas públicas em vigor, levar o nosso trabalho de dentro do terreiro para fora, mostrando o quanto a gente trabalha dentro do social, da educação e da cultura.”

Integram ainda a diretoria Laone Emir Heinen, do Templo Escola de Umbanda Beira-Mar (vice-presidente) e Moacir José Fanfa, do Ilê Oluwa Irin (secretário-geral). O ato também contou com a presença da diretora do Departamento de Igualdade Racial do Governo do Rio Grande do Sul, Sanny Figueiredo.