51 3690 4143

Prefeita Helena empossa integrantes do Conselho de Gestão Socioambiental Última atualização em, 12 de abril de 2024

Mais uma importante etapa do processo de consolidação do Movimento pelo Cinturão Verde – no contexto de uma cidade socioambiental se concretizou no final da tarde desta quarta-feira (10). A prefeita Helena Hermany deu posse aos integrantes do Conselho Municipal de Gestão Socioambiental, em ato no Salão Nobre do Palacinho.


O órgão tem como atribuições examinar, esclarecer e propor ações relacionadas ao Cinturão Verde e outros assuntos de relevância relacionados com o meio ambiente e com o futuro de Santa Cruz do Sul. 


A prefeita Helena Hermany lembrou da importância da agenda ambiental para a comunidade. “Temos essa dívida com a sociedade. No tempo em que eu era jovem, não havia toda essa consciência. Hoje, com uma nova mentalidade, é preciso tomar decisões diferentes”.


Ela afirmou que o trabalho do Movimento e do conselho abrange pensar o ambiente em todos os seus elementos, como o cinturão, o túnel verde, praças, ruas e bairros como o Várzea. “É um trabalho que engloba tudo”.


Helena ainda garantiu que a mobilização também trabalha para promover reparação aos proprietários preservacionistas do Cinturão Verde. “Temos uma dívida com as pessoas que conservaram essa riqueza imensurável, que é um bem de todos nós”.


O conselho é composto por 12 titulares e 11 suplentes. Ele está subordinado diretamente ao Gabinete da Prefeita Municipal e será presidido pelo representante da sociedade civil geólogo José Alberto Wenzel. 


Durante sua fala, Wenzel saudou os proprietários preservacionistas de áreas no Cinturão Verde, reforçando que a proposta pretende ouvi-los e valorizá-los. Ele destacou que a iniciativa tem uma abordagem socioeconômica e ambiental, promovendo a integração entre estes eixos. Ele também enfatizou o apoio da chefe do Executivo Municipal ao Movimento. “A prefeita Helena abraçou essa iniciativa, ela quer deixar um legado ambiental”.

 

Além de Wenzel, também integram o grupo representantes da Administração Municipal, da Unisc, da Faculdade Dom Alberto, da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz Do Sul (Coomcat), da União das Associações de Moradores de Bairros e da Associação Comercial e Industrial (ACI).


Após o ato de posse, os conselheiros presentes realizaram a primeira reunião de seu mandato.


Confira a lista de conselheiros: Natiele Fassbinder Konzen (suplente: Jorge Luiz Goulart), do Gabinete da Prefeita Municipal; secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade Simone B. Schneider (suplente: Maurício Dopke); secretária de Planejamento e Governança Karianne Tadiel Pacheco (suplente: Marcelo Azeredo Gaedke); Marciele Peterson (suplente: Eduardo Soares), da Secretaria de Educação; Martina Diane Nyland (suplente: Silvano Fernandes), da Secretaria da Fazenda; Eduardo Soares Maciel (suplente: Tiago André Rech), da Secretaria de Relações Institucionais e Esporte; Marcelo Luis Kronbauer (suplente: Paulo Roberto Theisen); da Unisc; Enoir Greiner (suplente: Cássio Arend), da ACI; Vera Lúcia Flores da Rosa (suplente: Uilian Ungari Mendes), da Coomcat; Juliana Costa, da Faculdade Dom Alberto: Anderson Odilo Raasch (suplente: Mariel Marcio Müller), da União das Associações de Moradores de Bairros; e José Alberto Wenzel, representante da sociedade civil.


Histórico – O Movimento pelo Cinturão Verde foi lançado em 19 de janeiro desse ano. A iniciativa busca mobilizar e organizar a sociedade para, coletivamente, planejar e executar estratégias para a preservação do corredor ecológico que circunda o município. Para mais informações, acesse https://www.santacruz.rs.gov.br/arquivos/Cartilha_Cinturao_Verde.pdf.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP