Prefeita Helena encaminha projeto de lei para municipalização de dois trechos da RSC-471 Última atualização em, 16 de abril de 2024

Medida foi anunciada em reunião na manhã desta segunda-feira (15)

A prefeita Helena Hermany anunciou, na manhã desta segunda-feira (15), o acolhimento de uma antiga demanda de moradores da localidade de Rio Pardinho. Em reunião realizada no Salão Nobre do Palacinho da Praça da Bandeira, ela entregou ao presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan, o projeto de lei que autoriza o município a dar início às tratativas para a municipalização de dois trechos da RSC-471, estrada sob responsabilidade do Governo do Estado.

O ato contou com a presença de vereadores da base do Governo no Legislativo Municipal, integrantes do secretariado, subprefeito de Rio Pardinho, Noemio Hentschke, moradores e empreendedores do distrito. Helena relembrou o histórico do pedido, com as sucessivas solicitações pela comunidade, até uma recente reunião na Procuradoria-Geral do Município, onde foi explicado toda a tramitação da proposta, que precisa ser aprovada pela Câmara, antes de chegar ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa.

Os moradores da localidade requisitam há anos que a rodovia receba mais atenção, principalmente no que diz respeito a manutenção, sinalização e redutores de velocidade. “Estamos dando início oficialmente a este encaminhamento, atendendo uma antiga reivindicação do povo do Rio Pardinho. Com a municipalização, acredito que daremos mais agilidade à resolução de temas urgentes para a rodovia, como as medidas para torná-la mais segura”, disse a prefeita.

A municipalização está sendo solicitada para dois trechos da rodovia: um fica entre a Ponte Fuelber e a Igreja Centenário – do quilômetro 103 ao quilômetro 105,7, com 2,7 quilômetros de comprimento; e o outro, do início da reta do Rio Pardinho até o entroncamento com a RST-287 – do quilômetro 114,5 ao quilômetro 116,5, totalizando dois quilômetros. O projeto deve iniciar sua tramitação na Câmara de Vereadores a partir da próxima semana.

O sócio-proprietário do Frigorífico Schender, Sérgio Schender, parabenizou a prefeita Helena Hermany por encampar a iniciativa. Ao longo de 35 anos de existência da empresa às margens da estrada de Rio Pardinho, ele tem constatado o aumento do fluxo de veículos, muitos em alta velocidade em um trecho de reta. “Vivemos assustados com a possibilidade de acidentes e a prefeita entendeu nossa preocupação. A partir de agora, acho que vão acontecer mudanças”, avaliou.

“Entreguei para a prefeita uma lista de famílias que perderam entes queridos nesse trecho. A municipalização é uma atitude muito louvável da sua gestão, pois irá salvar muitas vidas”, afirmou Hardi Lúcio Panke, ex-vereador e empresário.

“A prefeita fez o que tem que ser feito. Enquanto o trecho for competência do Daer, o município não pode intervir. A partir disso, tenho certeza de que as melhorias vão vir. O primeiro passo está dado”, afirmou Davi Grunevald, proprietário de imóvel na região.