Prefeitura repassa máquina para entidade representativa dos produtores em Rio Pardinho Última atualização em, 18 de abril de 2024

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) oficializou na tarde desta quarta-feira,  dia 17, o repasse de três equipamentos para a Associação Pró-Desenvolvimento Agropecuário e Industrial de Rio Pardinho, entidade que reúne atualmente 19 famílias de produtores rurais. O ato, realizado em frente a subprefeitura do distrito, contou com a presença da prefeita Helena Hermany, de secretários municipais, vereadores, lideranças da comunidade e representantes do Corede e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul.

Foram adquiridos pela prefeitura e repassados à entidade representativa dos produtores rurais, por meio de um acordo de cooperação, uma valetadeira rotativa lateral, um perfurador de solo e uma roçadeira. Os equipamentos foram adquiridos com recursos da Consulta Popular 2018/2019, no valor de R$ 25.801,15, mais a contrapartida da prefeitura de R$ 12.038,85. As máquinas destinam-se a drenagem superficial em lavouras, instalação de cercas e abertura de covas para implantação de pomares e roçadas nas propriedades.

Na ocasião, o presidente da associação, Armindo Kappel, agradeceu ao poder público pela atenção dispensada ao interior e afirmou que os benefícios serão sem prol de toda a comunidade.  “Esses implementos que estão sendo entregues hoje não são somente para a associação, são para todos os agricultores aqui de Rio Pardinho e a gente atende a todos. É um invstimento que engrandece muito a nossa agricultura e todo o centavo investido na agricultura dá retorno com certeza, dá retorno para a comunidade e dá retorno também para a prefeitura de Santa Cruz”.

Ao usar a palavra, a prefeita Helena Hermany falou sobre a importância econômica do distrito para Santa Cruz do Sul, mencionou as empresas locais, destacou a participação ativa da comunidade e seu envolvimento em causas significativas para o desenvolvimento local. “O interior é a mola propulsora da economia e a pessoas que moram aqui precisam ser vistas, amparadas e precisam saber que a prefeitura dedica a elas  um olhar de especial atenção”, disse.

Já o secretário municipal de Agricultura, Décio Hochscheidt, afirmou que pequenos investimentos podem fazer uma grande diferença na vida dos agricultores. “Só quem veio da terra sabe o quanto essas máquinas vão facilitar a vida”. No ato ele confirmou a cedência de um prédio contíguo à subprefeitura para que a associação possa guardar equipamentos e outros materiais.