Frequentadores do Centro Dia Apae experimentam o crossfit através do Esporte Paratodos Última atualização em, 26 de abril de 2024

Os frequentadores do Centro Dia Apae tiveram uma manhã de muita animação nesta quarta-feira (24). O serviço municipal sediou uma edição do programa Esporte Paratodos, exclusiva para seus usuários.

O aulão de crossfit foi conduzido pelo instrutor Luan Silveira, da Academia Olympo. Participaram da atividade cerca de 25 pessoas com deficiências diversas (intelectual, múltipla, visual e auditiva), além de técnicos do serviço. O coordenador do projeto, psicólogo Flavio Ramon, do Departamento de Esportes da Secretaria de Relações Institucionais e Esportes, avaliou a atividade de forma bastante positiva. “Pude perceber o entusiasmo e motivação na participação de todos”.

Conforme Ramon, a atividade no Centro Dia Apae marcou o início da adoção de uma nova estratégia pelo projeto. “Vamos levar as ações para onde as pessoas com deficiência estão, como por exemplo, entidades de atendimento e escolas”, explica. Entretanto, Ramon destaca que a nova abordagem não impedirá a realização de novas edições em espaços esportivos da cidade. Uma próxima atividade deve ser realizada em maio.

A coordenadora do Centro Dia APAE, Carolina Juruena Grawunder Varreira, destaca que os frequentadores do serviço realizam atividades físicas diariamente, com oficinas de relaxamento, dança e alongamentos. Para ela, o Esporte Paratodos proporcionou a eles um momento especial. “Pude ver alegria, superação de barreiras, diversão, força de vontade. Isso é inclusão. Atividades que vão além do esporte, contribuindo para a autoestima,” declarou.

Para o instrutor Luan Silveira, graduando em educação física, o encontro foi bastante produtivo. Ele destaca que o esporte é muito importante para a busca e manutenção da saúde. “Tivemos uma troca muito grande e 100% de aproveitamento de cada participante”, avaliou.