51 3690 4143

Em reunião, órgãos de segurança demonstram preocupação com áreas de risco Última atualização em, 06 de maio de 2024

Nesta quinta-feira, 2, no auditório da Procuradoria Geral do Município, ocorreu a  quarta reunião do Gabinete de Gerenciamento de Crise. 

Inicialmente, a prefeita Helena Hermany, que conduziu o encontro, elogiou o empenho de todos. “Agradeço o esforço de cada um que tem nos ajudado nesse período tão difícil. Santa Cruz enfrenta um momento desafiador, mas vamos superar, todos juntos, essa adversidade”, disse. 

Já o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, José Joaquim Dias Barbosa, fez uma avaliação das principais ações realizadas nas últimas horas. Barbosa mencionou as cerca de 1.922 residências atingidas no município, totalizando 7.442 pessoas desalojadas e 228 desabrigadas.  Barbosa chamou atenção também para a necessidade de os moradores das encostas ficarem atentos, em especial nas regiões dos Bairros Margarida e Belvedere.


Na ocasião, o secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, demonstrou preocupação com as regiões do interior que também apresentam riscos de deslizamento. Nessa sexta-feira, 3, equipes da pasta, formada por engenheiros e técnicos, vão passar nos locais mais afetados para interditar os trajetos que podem apresentar movimento no solo. Na ocasião, Hermany também mencionou sobre os reparos necessários da BR 471, e ele teve a confirmação de que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) ficará responsável pela manutenção da via. 


Além de todos os órgãos integrantes no Gabinete de Crise, no encontro estiveram presentes promotores de justiça do Ministério Público de Santa Cruz. Representando a entidade, o promotor Rogério Fava Santos, expressou solidariedade e em nome de todos os promotores colocou-se à disposição para eventuais necessidades.  “Quero parabenizar a todos os envolvidos, e também à prefeita pela postura que tem tomado à frente desse grupo de gerenciamento. Dentro da promotoria, temos um gabinete de crise também, para medidas rápidas e extremas, sem burocracia, porque é um dever institucional do Ministério Público estar próximo para ajudar a comunidade, e estamos à disposição caso for necessário”, declarou. Eduardo Ritt, também promotor de Justiça, salientou que o órgão está disponível caso precisar intervir via judicial para a saída de moradores de áreas que apresentem risco. A promotora, Vanessa Saldanha também prestigiou o encontro. 

 

Área Social


A secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, também apresentou um relatório. Segundo ela, além das famílias acolhidas nos pavilhões do Parque da Oktoberfest, em um total de 85, os moradores de Rio Pardinho também estão recebendo uma atenção especial. Nessa sexta-feira, 3, equipes vão realizar cadastros para os que estão abrigados na Igreja Evangélica da localidade e na sede do Futebol Clube Rio Pardinho. 


Doações


Conforme levantamento realizado pela equipe do social, roupas e alimentos, pelo menos por enquanto, há o suficiente para atender as famílias atingidas. Há mais necessidade de produtos de higiene e limpeza, como botas e luvas, colchão e roupas de cama.   


1.200 voluntários cadastrados


Ao final do encontro, o secretário de Relações Institucionais, Everson Bello, explanou sobre o funcionamento do trabalho dos voluntários que se inscreveram para ajudar. Segundo ele, até o final da tarde de hoje, mais de 1.200 pessoas realizaram o cadastro online. 


De acordo com ele, os colaboradores irão atuar em cinco áreas já subdivididas por técnicos da prefeitura: Limpeza, triagem de doações, assistência social, atendimento a crianças e serviço técnico especializado em medicina, psicologia, enfermagem, entre outros. 


Para auxiliarem nos determinados serviços, a Secretaria de Desenvolvimento Social criou um cronograma conforme a disponibilidade informada pelos voluntários, e de acordo com a necessidade dos serviços.  Para quem ainda quiser se voluntariar segue o link para inscrição: https://forms.gle/iyVg61pDLBe72ej6A.


Os acessos


Acesso ao Bairro Belvedere -  Bloqueado


Acesso Grasel -  Bloqueado


Acesso a Monte Alverne -  Bloqueado (na altura de Linha Nova – meia pista)


Avenida Melvin Jones -  Liberada


Avenida Léo Kraether -  Liberada


BR 471 -  interditada no trecho entre o Trevo do Bairro Bom Jesus e   a entrada do Bairro Harmonia


Alerta


Outra orientação é de que se deve evitar transitar pela Rua Benno Kist e Avenida Melvin Jones, por apresentarem áreas de encosta.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP