Prefeitura reitera riscos de desabamentos, porém moradores insistem em voltar para casa Última atualização em, 10 de maio de 2024

A prefeita Helena Hermany, junto com integrantes da Defesa Civil, Guarda Municipal e técnicos da área de engenharia da prefeitura, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 9, uma comitiva de moradores do Bairro Belvedere. Eles foram ao Palacinho pedir a revogação das medidas de recomendação para que permaneçam fora de suas casas e também a liberação do tráfego na Rua João Werlang.

A Defesa Civil vinha trabalhando com a expectativa de que pudesse diminuir o alerta de risco ainda na quarta-feira, dia 8. Entretanto, devido ao solo dessas localidades se encontrar encharcado e com previsão de chuva intensa para os próximos dias, o órgão decidiu pela manutenção da recomendação. “Nossa maior preocupação neste momento é proteger a vida. Muitas vezes as pessoas não entendem e acham que é exagero, porém se há risco, o nosso dever é orientar”, disse o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, José Joaquim Dias Barbosa.

Ele frisou no entanto que a Defesa Civil não pode impedir as pessoas de retornarem para seus lares, mas também não pode se eximir de comunicar os riscos dessa decisão. Os abrigos no Parque da Oktoberfest seguem à disposição para aquelas famílias que não conseguirem ir para a casa de parentes ou amigos. Outra alternativa é o aluguel social para interessados em buscar esse auxílio.

De acordo com a engenheira Roseli Kist, que vem acompanhando diariamente a situação do Bairro Belvedere, junto com uma equipe técnica, o alerta precisa ser mantido. “Houve movimentação severa no solo e há fissuras que não sabemos como vão se comportar. Muita chuva está prevista para o final de semana e a declividade é acentuada, o risco é muito grande”, alertou.

Para que os moradores que assim desejarem possam acessar suas moradias, o trânsito na Rua João Werlang será liberado somente para veículos leves. Viaturas da Guarda Municipal farão o controle.