Feira de Artesanato alusiva ao Dia das Mães leva grande público à Praça da Bandeira

Feira de Artesanato alusiva ao Dia das Mães leva grande público à Praça da Bandeira

Última atualização em 12 de maio de 2025

Depois do amanhecer nublado, o sol brindou a  Feira de Artesanato e Economia Criativa, realizada durante todo o dia de sábado, dia 10, véspera do Dia das Mães. 


Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secult), o evento foi prestigiado pelo vice-prefeito Alex Knak, secretários municipais e comunidade em geral.


A criatividade esteve em alta na Praça da Bandeira, em frente ao Palacinho, com os trabalhos dos artesãos. Na parte da manhã, uma atividade diferenciada fez parte da programação com a participação dos tradicionalistas e a comemoração do Dia do Churrasco e do Chimarrão, que era para ocorrer em 24 de abril mas choveu naquela ocasião.  Este foi promovido pela Associação Tradicionalista Santa--Cruzense (ATS). 


O dia também contou com pontos de gastronomia e música para animar ainda mais o público que se fez presente.


Conforme o secretário de Cultura, Douglas Albers, o objetivo é fortalecer ainda mais a economia e proporcionar mais visibilidade aos trabalhos realizados pelos artesãos locais. “Fizemos uma união de dois eventos no sábado, véspera do Dia das Mães. Foi um consenso entre os participantes que a feira ocorresse um dia antes do dia em homenagem às mães", disse. 


 Cerca de 80 expositores participaram.  De acordo com o secretário, o objetivo é de realizar a ação uma vez ao mês.  


PARTICIPAÇÃO


Presidente da ATS, Tibicuera Almeida enfatizou que unir o artesanato com o tradicionalismo foi maravilhoso. “Cada vez mais a tradição gaúcha tem que estar incluída em todos os segmentos. Não pode ser reservada apenas ao CTG tem que expandir", afirmou Almeida. 


A artesã Andréia Pereira trabalha com artesanato há mais de 20 anos, inicialmente como hobby. “Esta é a primeira edição da qual participo. Faço artigos em tecidos diferenciados. Participar das feiras para mim é maravilhoso. Significa saúde, pois é uma terapia, me tirou até das medicações", relatou. 


Do Bairro Arroio Grande vieram os artesãos Lúcia Reis e o marido,  Jaime Belt, que trabalham  com peças em madeira. “Sempre participamos de exposições, inclusive na outra edição. Participar do evento resulta em vendas. A iniciativa deu uma proporção de cidade grande para Santa Cruz do Sul", declarou Lúcia. 

Loading...