Santa Cruz do Sul foi o primeiro destino visitado por grupo que participa da Trip Press - estratégia que busca valorizar o turismo no interior gaúcho
Um grupo formado por jornalistas, publicitários, turismólogos e influenciadores digitais desembarcou na manhã desta terça-feira (20) em Santa Cruz do Sul, como parte da programação da 1ª edição do Trip Press — uma ação promovida pela produtora de conteúdo Nathália Castro Kucera. O projeto tem como objetivo divulgar destinos de turismo rural e promover as potencialidades do Vale do Rio Pardo.
Os convidados vieram de Porto Alegre e Santa Maria, e ficarão hospedados em Santa Cruz do Sul até esta quarta-feira (21), quando seguem para Encruzilhada do Sul. Na quinta (22), encerram o roteiro em Venâncio Aires. A produtora Nathália, que está investindo em um novo empreendimento turístico no distrito de Monte Alverne, idealizou o projeto como uma forma de conectar profissionais da área com experiências autênticas do interior do estado.
Durante a passagem por Santa Cruz do Sul, o grupo recebeu da Secretaria Municipal de Turismo um kit de boas-vindas com produtos que representam a identidade local — entre eles, cuca, cerveja e artesanatos. Ao longo do dia, visitaram pontos turísticos e foram recepcionados por autoridades no Palacinho.
O prefeito Sérgio Moraes destacou as qualidades do município e o potencial da região. “Poucas pessoas conhecem tanto a América do Sul por terra quanto eu. Estive viajando durante seis anos. Por isso, posso dizer que é muito difícil encontrar uma cidade como Santa Cruz do Sul”, afirmou. Ele citou como destaques locais o comércio forte, o setor industrial, a fumicultura, os eventos culturais e religiosos, as universidades, além da beleza do interior e dos cafés coloniais. Também ressaltou o trabalho de revitalização que está sendo feito pela Prefeitura nos parques municipais - a exemplo do Autódromo Municipal, que vem recebendo reformas como forma de atrair turistas para eventos de automobilismo.
O vice-prefeito Alex Knak desejou que os visitantes tenham experiências marcantes no município. Para ele, a cidade reúne atrativos como organização, beleza e hospitalidade. “Temos boas ideias para investir e estimular o turismo em Santa Cruz do Sul. É uma das apostas da nossa gestão, com a criação da Secretaria de Turismo”, comentou.
A secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques, destacou a programação oferecida ao grupo, que incluiu recepção no Sicredi e visitas a pontos com forte apelo turístico. “Santa Cruz tem um calendário recheado de eventos ao longo do ano todo e potencial para atrair turistas da região, do estado e de outros pontos do país”, afirmou. Segundo ela, a Prefeitura tem atuado na recuperação de diversos espaços públicos que agora passam a fazer parte da estratégia de desenvolvimento turístico, como é o caso do Autódromo.
Convite para a Oktoberfest
O presidente da 40ª Oktoberfest, Mathias Bertram, também participou da recepção aos comunicadores e aproveitou a oportunidade para divulgar a Festa da Alegria, que será realizada de 09 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro. Acompanhado dos tradicionais bonecos Fritz e Frida e da banda típica Die Oberkrainer, Bertram reforçou o convite ao evento.
“Nossa Oktoberfest é a segunda maior do país e a melhor em termos de animação e alegria. O desfile encanta os visitantes, assim como os bailes típicos, a gastronomia e as cervejas artesanais”, ressaltou. Ele também mencionou planos para ampliar as opções de hospedagem na cidade, com convênios para hotéis, pousadas, campings e plataformas como o Airbnb, a fim de acomodar melhor o público da festa.