Criado durante a gestão da ex-prefeita Kelly Moraes, em 2010, o Banco do Povo foi o principal motivo para que o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, viesse até Santa Cruz do Sul para conhecer o funcionamento do órgão e dar oportunidade para que pequenos empreendedores do município da região Sul do Estado também possam ser beneficiados.
Luiz Carlos, acompanhado de secretários e servidores, foi recebido a manhã desta quinta-feira, 26, pelo prefeito Sérgio Moraes, e o vice, Alex Knak, no Salão Nobre do Palacinho. Também acompanharam o encontro os secretários de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leonel Garibaldi, de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, e da secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva.
Durante o encontro, o coordenador do Banco do Povo, Paulo Mans, explicou sobre o funcionamento do órgão aos visitantes e mencionou alguns casos em que microempreendedores, com o auxílio da prefeitura, puderam realizar sonhos na área comercial e até mesmo tiveram apoio financeiro para ampliar os negócios.
Somente neste ano, 90 empreendedores tiveram seus projetos aprovados pelo programa de microcrédito do Banco do Povo, totalizando cerca de R$ 950 mil. em investimentos. Ao final do encontro, Moraes assegurou que os servidores de Santa Cruz estão à disposição para auxiliar na criação do mesmo órgão naquele município. Após a visita no Palacinho, a comitiva foi até a sede do Banco, no Parque da Oktoberfest.