O prefeito Sérgio Moraes recebeu, na manhã desta quinta-feira, 26, a visita do secretário de Cultura do RS, Eduardo Loureiro, e o secretário adjunto, Fabian Thomaz. “Estou fazendo esta visita para potencializarmos projetos, ver a possibilidade de destinação de recursos, ou qualquer outro tema que seja importante para o município”, disse Loureiro, em sua fala inicial.
Durante sua manifestação, ele comentou ainda que tem conhecimento da importância do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) para o município. “O Enart é um dos primeiros projetos contemplados, pois sabemos da importância dele para o tradicionalismo gaúcho”, comentou. Fazendo alusão ao nome “Enart”, o prefeito recordou que essa denominação, na época, foi sugerida pela hoje subsecretária municipal de Cultura e Economia Criativa, Zoraia de Jesus Pereira.
O titular da pasta local, Douglas Albers, reforçou que a cultura do artesanato em Santa Cruz é muito forte. “Temos 1.100 artesãos cadastrados”, afirmou. Albers também trouxe uma novidade durante o encontro. Em dezembro deste ano, Santa Cruz sediará o 1º Salão Gaúcho de Artesanato e Agricultura Familiar, que tradicionalmente ocorria na cidade de Gramado, na Serra.
Presente no encontro, o vereador Andrei Barboza (PDT), que é correligionário do secretário de Estado, falou da pujança na área cultural no município. “Santa Cruz é uma cidade multicultural e muito próspera. Além do Enart, aqui sediamos eventos importantes e o apoio do governo do Estado é fundamental”, declarou, e mencionou a Festa Campeira do RS (Fecars), Oktoberfest, além de a cidade ser referência no basquete nacional e, inclusive, no futebol, com duas equipes disputando a modalidade no profissional gaúcho.
Também prestigiaram o encontro os secretários de Habitação, Nilo Barboza, e de Fazenda, Bruno Faller.