Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil encerra formação de professores

Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil encerra formação de professores

Última atualização em 08 de julho de 2025

Cerca de 70 docentes da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul participaram nesta sexta-feira, dia 4, nas dependências da Unisc, do Seminário Final Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEII). O evento marcou o encerramento do curso de formação continuada que visa a promoção do letramento e do desenvolvimento das linguagens das crianças da pré-escola a partir dos 4 anos de idade, iniciativa que integra o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e o Programa Regional Alfabetiza Tchê.


Na parte da manhã, divididos em duas turmas, os profissionais apresentaram  relatos de vivências e experiências e expuseram trabalhos realizados ao longo de um ano, tempo de duração do programa. Já à tarde fizeram uma saída de campo e foram até a Emef Vidal de Negreiros, no distrito de Cerro Alegre, para ver de perto os avanços promovidos pelas práticas pedagógicas desenvolvidas no decorrer do curso.


Segundo a formadora municipal do LEII, Ana Carolina Lau, o programa teve seu foco no trabalho com a linguagem oral e escrita e buscou ampliar a experiência das crianças com as atividades de letramento através da formação dos professores. “A criança vai ter acesso à cultura escrita, mas não propriamente ser alfabetizada porque este não é o foco da educação infantil. O objetivo é mostrar para eles o mundo da leitura e da escrita, ampliando esse repertório”, explicou.


De acordo com a articuladora municipal Lediane Bohnen, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal, prevê que ao  final do segundo ano do ensino fundamental as crianças estejam alfabetizadas e para que essa meta seja atingida é preciso iniciar cedo as atividades de letramento. “Essa preparação começa ainda na pré-escola, com as crianças conhecendo as letras, porém  de forma lúdica, de modo que isso faça sentido para elas”, frisou.


O programa Leitura e Escrita na Educação Infantil teve início em outubro do ano passado para os professores das turmas de pré-escola das escolas municipais de educação infantil (Emeis) e das escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) de Santa Cruz do Sul. Dois momentos online antecederam os encontros presenciais mensais que começaram em dezembro e se estenderam até o dia de  hoje. Esta sexta-feira foi o último dia de atividades e contou também com a participação de  docentes de Vale Verde e Passo do Sobrado.


Exposição - Professora de duas turmas de pré-escola na Emef Monte Alverne, Liciane Marlize Assmann Hermes, expôs no seminário o projeto As abelhas são nossas amigas?, que desenvolveu com seus alunos durante o curso de formação. “Uma das minhas alunas encontrou uma abelhinha morta na rua e acabou levando para a sala de aula. Assim surgiu o projeto”, contou ela.


A curiosidade da menina foi tamanha que contagiou os colegas e eles passaram a se interessar pelo tema. O universo das abelhas foi alvo de muita pesquisa, desde os aspectos morfológicos, até a forma de vida e de organização em comunidades.  Uma infinidade de jogos e de objetos foram criados para trabalhar diferentes habilidades em sala de aula e assim surgiram jogos de damas, de memória, calendário, diário, entre outras importantes ferramentas pedagógicas. “Enquanto eu ensinava, também aprendia muito”, observou a professora.

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