Protagonismo das cervejarias locais será diferencial na 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul

Protagonismo das cervejarias locais será diferencial na 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul

Última atualização em 08 de julho de 2025

Escolha da Heilige como fornecedora oficial marca início de um novo ciclo para a festa e fortalece projeto de construção do Vale Cervejeiro


Pela primeira vez na história, uma cervejaria santa-cruzense assumirá o papel de fornecedora oficial do chope da Oktoberfest. A Heilige, marca com 15 anos de atuação, será responsável por levar identidade local, tradição e inovação ao maior evento de Santa Cruz do Sul, com a previsão de produzir 250 mil litros de chope. 


A iniciativa representa um marco para o setor cervejeiro do município e para o sentimento de pertencimento da comunidade. Também é o ponto de partida para a consolidação do sonhado Vale Cervejeiro, projeto ainda embrionário que vem sendo projetado para tornar a cidade uma grande referência no turismo cervejeiro do Brasil.


A escolha da Heilige é resultado de uma articulação coletiva que envolveu a administração municipal, liderada pelo prefeito Sérgio Moraes e pelo vice Alex Knak, o deputado federal Marcelo Moraes, a deputada estadual Kelly Moraes, o presidente da 40ª Oktoberfest, Mathias Bertram, a secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, entre outros parceiros.


O anúncio oficial ocorreu na noite de 1º de julho, durante evento que também revelou as atrações nacionais que subirão ao palco do lonão de shows da festa. Na ocasião, o gerente de relacionamento da Heilige, Henrique Eisenberger, definiu a escolha como “uma decisão ousada, autêntica e, principalmente, local”, classificando o momento como um dos mais importantes da história da cervejaria, da própria Oktoberfest e até do mercado cervejeiro brasileiro.


Compromisso com o desenvolvimento local


O prefeito Sérgio Moraes ressalta que essa foi uma meta assumida no ano passado, durante sua campanha eleitoral. Segundo ele, a proposta sempre foi garantir que a Oktoberfest valorizasse o comércio e os produtos da cidade, e que a cerveja servida na festa fosse produzida em Santa Cruz do Sul. Embora reconheça a qualidade das marcas que vinham sendo utilizadas em anos anteriores, reforça que era preciso oferecer algo único, que o visitante não encontrasse em outros lugares. “Essa vai ser a partir de agora uma das principais identidades da nossa festa”, comemora.


Na avaliação da secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, esse é um momento histórico para a Oktoberfest e para Santa Cruz do Sul. “A escolha da Heilige como fornecedora oficial do chope da 40ª edição simboliza muito mais do que uma mudança operacional — representa o fortalecimento da nossa identidade, da economia local e do sentimento de pertencimento da nossa comunidade. Estamos celebrando uma conquista construída coletivamente, que reconhece o valor das nossas cervejarias e marca o início de um novo ciclo, no qual o protagonismo local será cada vez mais valorizado”, analisa. 


O deputado federal Marcelo Moraes, um dos principais entusiastas da iniciativa, destaca que esse protagonismo local dá uma nova roupagem à festa e reforça a importância de se valorizar o que é produzido na cidade. Para ele, não se trata apenas de orgulho local, mas de uma decisão estratégica que amplia as oportunidades econômicas, fortalece o setor cervejeiro e eleva o prestígio da Oktoberfest nacionalmente.


Valorização coletiva do setor cervejeiro


O presidente da 40ª Oktoberfest, Mathias Bertram, destaca que a Heilige celebra seus 15 anos de atuação em 2025 e que essa trajetória de sucesso torna a escolha da marca ainda mais simbólica para a festa. Ele ressalta o reconhecimento nacional e internacional que a cervejaria já conquistou e afirma que o chope da Heilige será um atrativo a mais para o público. Bertram também frisa que, assim como em edições anteriores, outras cervejarias continuarão tendo seus estandes na festa, como já é tradição, garantindo qualidade e diversidade. “Importante destacar que, além do chope Heilige, haverá novamente chopes artesanais de empresas locais. Ou seja, como uma grande festa popular, teremos opções para todos os gostos”, comemora.


Volume de produção e crescimento projetado


Para atender à demanda da Oktoberfest deste ano, a cervejaria Heilige prevê a produção de 250 mil litros de chope. O volume representa um aumento significativo em relação à edição de 2024, quando foram consumidos 186,4 mil litros de bebidas fornecidas pela marca anterior, a Eisenbahn.


A expectativa é de que essa produção represente até 20% das vendas totais da Heilige em 2025. Especificamente para a Oktoberfest, o volume projetado é 4,5 vezes maior do que o fornecido pela empresa na edição anterior do evento.


Esse crescimento será possível graças a readequações logísticas e à otimização de processos, ações planejadas ao longo dos últimos anos pela empresa. O aumento de produção reflete tanto a responsabilidade de ser fornecedora oficial quanto a crescente confiança do público nas cervejarias locais.


Para o diretor da Heilige, Rodrigo Yung, a escolha representa a valorização de quem investe no município e está presente não apenas nas festas, mas também no cotidiano da comunidade — nos brindes em família, nas celebrações da cidade. “Acreditamos na tradição, na cultura alemã e, acima de tudo, no papel da Heilige como parte viva da história de Santa Cruz do Sul”, afirma. 


Durante a Oktoberfest, a marca levará ao público seus rótulos mais consagrados, além de lançamentos criados exclusivamente para o evento. Em 2024, a Heilige apresentou sua primeira cerveja sem álcool durante a festa, e para este ano já estão previstas outras inovações.


Geração de empregos e impacto econômico


A operação da Heilige para a Oktoberfest deve gerar mais de 250 empregos diretos e indiretos nas etapas que antecedem e durante os dias do evento, contemplando áreas como produção, logística, atendimento, eventos e suporte técnico. A arrecadação de tributos, como o ICMS, também será um grande diferencial para Santa Cruz do Sul, já que os valores retidos em impostos ficam no próprio município e, assim, podem ser direcionados ao fortalecimento de políticas públicas que estimulem o crescimento da cidade. 


Para Rodrigo Yung, o principal ganho está no sentimento de pertencimento que a conquista desperta na população. “A Heilige é resultado do apoio de quem vive aqui. Por isso, essa conquista é coletiva e cada santa-cruzense pode se sentir parte dela”, afirma. Mas, o impacto econômico vai além: há um fortalecimento da identidade local, um estímulo ao turismo e uma movimentação positiva no comércio e nos serviços. 


Vale Cervejeiro: a rota do futuro


A presença de uma cervejaria local na Oktoberfest é apenas uma das ações planejadas pelo prefeito Sérgio Moraes para fortalecer o setor. Segundo ele, está em andamento o projeto de implantação de um Vale Cervejeiro em Santa Cruz do Sul. 


A proposta prevê o desenvolvimento de uma rota que une cervejarias, pousadas e restaurantes, a exemplo do que ocorre no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Para o prefeito, a ideia é que as pessoas venham a Santa Cruz com um propósito claro: “tomar um chope feito aqui, pela nossa gente”. Ele afirma que esse movimento já começou e deve ganhar força a partir desta edição da Oktoberfest.


Marcelo Moraes reforça que essa “virada de chave” está diretamente alinhada ao projeto do Vale Cervejeiro. O deputado, que está atuando na captação de recursos para a execução do projeto,  acredita que Santa Cruz reúne todas as condições para se tornar um novo polo turístico do Estado — por sua beleza, estrutura hoteleira, localização estratégica e ligação asfáltica com todas as regiões. “Nosso objetivo é que as pessoas possam explorar essa parte tão bonita e interessante, gerando desenvolvimento na cidade e no interior e promovendo o que temos de melhor: nossas cervejas, nossa gastronomia e nossa hospitalidade”, declara. 


Sobre a Heilige


Fundada em 2010 em Santa Cruz do Sul, a Heilige é uma cervejaria com três linhas principais — Best Sellers, Hops e Sazonais — e canais próprios de venda, como o Heilige BrewPub, Heilige Express e Heilige Pocket. A marca está presente em mais de 900 pontos de venda no Brasil e, em 2025, comemora 15 anos de história como símbolo de identidade local e fornecedora oficial da 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.

Loading...