O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, esteve nessa terça-feira, 8, na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde apresentou um panorama detalhado da situação da saúde em Santa Cruz do Sul aos deputados federais da bancada gaúcha.
Como pauta principal, Rabuske manifestou a extrema preocupação do Governo Municipal com as extensas filas de espera para cirurgias na área da traumato-ortopedia de alta complexidade, que atualmente ultrapassa 1.200 pacientes. O município tem isso como extrema prioridade, embora seja uma obrigação do Governo do Estado, e tem buscado recursos emergenciais para ampliar a oferta de procedimentos cirúrgicos, que hoje são insuficientes diante da grande demanda reprimida. A liberação de verbas específicas para esse segmento é considerada essencial para garantir alívio à dor e à limitação de mobilidade destas pessoas que aguardam há anos.
Durante a apresentação, ele ainda destacou o crescimento expressivo na demanda por atendimentos no município, consolidando a cidade como um centro de referência em saúde regional. O secretário enfatizou que Santa Cruz enfrenta atualmente um déficit financeiro expressivo, que produz efeitos na área da saúde, e fez um apelo direto por apoio financeiro federal, visando reduzir essa lacuna.
Foi exposto que Santa Cruz do Sul atende, além de seus 130 mil habitantes, pacientes provenientes de cidades e regiões vizinhas. Essa demanda crescente, segundo Rabuske, exige investimentos expressivos no custeio dos serviços.
Rabuske concluiu a apresentação com um apelo aos deputados federais gaúchos, solicitando a destinação de emendas parlamentares e apoio institucional junto ao Ministério da Saúde, visando enfrentar emergencialmente as filas para cirurgias, superar o déficit e aprovação dos processos de recomposição e incremento do Teto MAC, buscando garantir a continuidade e ampliação da assistência à população.
Nesta quinta-feira, 10, o secretário, junto de um grupo de mais de 20 prefeitos da região, estará em agenda no Ministério da Saúde. A comitiva dá sequência ao movimento regional em busca de soluções concretas para a redução das filas de cirurgias de alta complexidade.