Primeira edição do Festival de Samba da Júlio celebra a cultura afro

Primeira edição do Festival de Samba da Júlio celebra a cultura afro

Última atualização em 08 de setembro de 2025

A noite de ontem foi de muita festa e muito samba, na Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) União, conhecida como Uniãozinho. Em um palco gigante, montado na Rua Júlio de Castilhos, em frente à sede do clube, ocorreu a primeira edição do Festival de Samba da Júlio.


O prefeito Sérgio Moraes, e a primeira-dama, e secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva prestigiaram o evento. Antes de participar do evento, o prefeito foi conhecer as melhorias realizadas nos espaços internos do clube. 


Logo após, teve início a solenidade de abertura. A saudação inicial foi realizada pela pela presidente do Uniãozinho, Marta Nunes. "Agradeço a presença de todos e devo dizer que estou muito feliz por mais esta iniciativa. Aqui é um espaço da cultura negra, de resistência, de afeto e de coletividade", iniciou. Marta salientou ainda da importância da realização de oficinas, tanto no próprio clube como fora dele, e mencionou um projeto que será executado em uma escola de educação infantil do município.  "Agora em setembro vamos completar seis oficinas", comemorou. E finalizou agradecendo a presença do prefeito e sugeriu ao chefe do executivo que fosse até o palco para falar sobre o Carnaval 2026.


Em sua fala, Moraes iniciou relatando que, na sua infância, residiu próximo ao Uniãozinho. "Eu morei muito perto daqui em 1966 e assistia a movimentação aqui do Clube, por isso me sinto totalmente em casa", iniciou o prefeito. Quanto ao Carnaval, garantiu que, em sua gestão, dará todo apoio. "Gosto muito do Carnaval e precisamos organizar o do ano que vem. Vamos apoiar não só a escola União, mas todas as escolas de samba, fazendo o possível para que seja uma festa muito boa para todos", assegurou o prefeito.


Após os pronunciamentos, a animação ficou por conta do DJ Didyo, e na sequência iniciou-se o festival. Apresentaram -se o grupo da oficina do projeto Sankofa. Tag Company e a ala show da Escola de Samba Acadêmicos do Uniao. Ao final, foi anunciado, pela presidente do União, Marta Nunes, o tema do Carnaval do próximo ano: O Egito Antigo – a jóia do Oriente Médio no berço da civilização. A realização do projeto Festival de Samba da Júlio foi executado com recursos oriundos de emenda parlamentar da deputada Federal, Daiana Santos, através do Ministério da Cultura.

Fotos: Elemir Polese

Loading...