Corrida de reinauguração leva 25 mil pessoas ao Autódromo de Santa Cruz do Sul

Corrida de reinauguração leva 25 mil pessoas ao Autódromo de Santa Cruz do Sul

Última atualização em 16 de setembro de 2025

Final de semana foi de adrenalina com a 7ª etapa da Fórmula Truck em espaço totalmente revitalizado


O ronco dos motores voltou a ecoar em Santa Cruz do Sul. Em um domingo marcado por emoção e nostalgia, cerca de 25 mil pessoas acompanharam a corrida de reinauguração do Autódromo Internacional, totalmente revitalizado pela Prefeitura. O palco da retomada foi a 7ª etapa da Fórmula Truck, que transformou o fim de semana de 12 a 14 de setembro em um espetáculo de velocidade, confraternização e história.


As arquibancadas ficaram lotadas e os motorhomes ocuparam toda a extensão do alambrado, formando um cenário vibrante que há anos não se via. O público acompanhou provas emocionantes de mais de 50 caminhões, divididos entre as categorias eletrônico e bomba injetora. Além disso, a programação contou com a corrida de bicicletas Elite Teams, promovida pela Santa Ciclismo logo nas primeiras horas da manhã, e com a saudosa corrida da Fórmula Fusca Brasil, à tarde, no intervalo das corridas dos caminhões. 


O dia começou nublado e teve até chuva antes do meio-dia, a poucos minutos da primeira largada. Mas, como em uma cena feita sob medida, o sol se abriu por completo nas últimas voltas, ao fim da tarde, coroando o reencontro da cidade com o automobilismo.


A largada da categoria bomba eletrônica foi acompanhada por três helicópteros sobrevoando a pista. Em um deles, estava o prefeito Sérgio Moraes, idealizador do Autódromo, construído em seu mandato anterior como prefeito, em 2003. A bandeirada final também foi dada por ele, acompanhado da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva.


O prefeito, acampado no local com a família em seu motorhome desde quarta-feira, não escondeu a emoção. Ao fim do evento, abraçou forte o presidente da Fórmula Truck, Gilbero Hidalgo, e o CEO Roberto Cirino e disse ao público: “Esperamos 20 anos por este momento e deu tudo certo. Muitíssimo obrigado a todos que vieram, pela maneira fraterna que conduziram este domingo em Santa Cruz do Sul. Meu compromisso é tornar este Autódromo cada ano melhor, com melhor infraestrutura e experiência aos visitantes. Me sinto muito honrado e agradecido". 


A prova também teve cenas de apreensão. Na categoria bomba injetora, um acidente nas primeiras voltas deixou todos apreensivos. A pista molhada e a fumaça fizeram com que o piloto Paulo Cézar de Oliveira, de Erechim, conhecido como Seco, perdesse o controle do caminhão que, com a forte pancada na lateral da pista, acabou se partindo em dois. O rápido socorro da equipe da Fórmula Truck, porém, garantiu que ele saísse ileso. 


Nas arquibancadas, no paddock e alambrados, a vibração do público foi constante. William Rodrigues, descreveu a experiência como única: “Já conhecia outros autódromos, mas nunca tinha vindo neste aqui. Achei tudo sensacional. Emoção e clima de confraternização". Para Nathália Hoffmann Ritt, a revitalização trouxe segurança e beleza ao espaço: “A largada acompanhada de helicópteros foi diferente e achei incrível. O autódromo está bonito e seguro”. 


Em pronunciamento ao fim do evento, o presidente da Fórmula Truck, Gilberto Hidalgo, emocionou-se abraçado no prefeito Sérgio Moraes. Com os olhos mareados, parabenizou a secretária de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, a chefe de gabinete, Juliana Bach, e toda a equipe de governo pelo esforço conjunto. “A restauração foi magnífica. De agora em diante, muitas categorias virão”, pontuou.


Já o presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), Arlindo Signor, destacou a relevância estratégica do autódromo: “Quando vemos um trabalho de revitalização dessa magnitude, percebemos a importância não só para o Rio Grande do Sul, mas para todo o Brasil e o Mercosul, pela localização privilegiada de Santa Cruz. O trabalho feito pelo prefeito Sérgio foi sensacional, de quem tem visão e conhece o esporte.”


A próxima etapa da Fórmula Truck em Santa Cruz do Sul já tem data marcada: 13 de setembro de 2026. Até lá, fica a memória de um domingo histórico, em que a cidade celebrou não apenas a reinauguração de um espaço esportivo, mas também a paixão de um povo que faz do automobilismo parte de sua identidade.

Fotos: Claudine Friedrich


Loading...