Alunos do 4º e do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus participaram, na manhã desta segunda-feira, 15, de um replantio de árvores no Lago Prefeito Telmo Kirst, em substituição a 11 das 126 mudas que não resistiram após o plantio inicial, realizado pela escola durante a Semana do Meio Ambiente. Todas foram doadas pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), entidade parceira do projeto, e são de espécies nativas e frutíferas, como araçá, pitanga, ingá e aroeira-vermelha.
Além do plantio, fertilizantes doados pela Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc) foram aplicados e protetores de PVC foram instalados ao redor de cada muda para protegê-las da ação das formigas. A atividade contou com a participação de cerca de 40 alunos e foi acompanhada pelas docentes de ciências, artes, língua portuguesa e pela vice-diretora da escola, Graciana Lima da Silva. “Queremos estimular a preservação e o cuidado contínuo com as mudas, de forma que os próprios estudantes possam acompanhar o crescimento das árvores ao longo de sua trajetória escolar”, explicou ela.
A iniciativa aconteceu em alusão ao Dia da Árvore e é parte integrante do projeto Raízes em Poesia, que contou com várias outras tarefas realizadas anteriormente em sala de aula. Junto às mudas foram afixadas placas coloridas com frases ecológicas, confeccionadas nas aulas de língua portuguesa para reforçar a importância da natureza. Houve ainda um “piquenique literário”, no qual os alunos do 9º ano compartilharam poemas com os mais novos, unindo aprendizado, sustentabilidade e cultura.
Geração mais consciente - Parceira da iniciativa, a Fupasc, entidade que atua no gerenciamento de resíduos sólidos industriais, mantém há cerca de quatro anos, o projeto Escola Sustentável e busca disseminar entre os estudantes da rede municipal o cuidado com o meio ambiente, através de práticas como hortas, reciclagem, compostagem, captação de água da chuva, entre outras, adaptadas às necessidades e realidades de cada educandário.
Desenvolvido nas escolas Bom Jesus, Dona Leopoldina, Guilherme Hildebrand, Menino Deus e Emanuel, o projeto envolve 1500 alunos em atividades práticas e está formando uma geração mais consciente da importância do cuidado com o meio ambiente e preparada para um futuro mais sustentável, conforme explicou o coordenador de Sustentabilidade da Fupasc, Sebastião Bohrer.
As ações vão além da sala de aula, envolvendo e impactando positivamente também as famílias e estimulando a participação da comunidade. “A gente não vai mudar o mundo se não mudar a nossa cidade, a gente não vai trazer uma nova realidade se a minha realidade é a mesma. Todo mundo fala em mudança climática, em aquecimento global, mas o que a gente está fazendo na nossa casa?", questionou.