Santa Cruz ganha ambulância para ampliação da frota do Samu

Santa Cruz ganha ambulância para ampliação da frota do Samu

Última atualização em 19 de setembro de 2025

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul recebeu uma nova ambulância de suporte básico, entregue pelo Governo Federal via Ministério da Saúde, para ampliação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 18, no Palacinho, e contou com a presença de autoridades, lideranças políticas, representantes de hospitais e entidades da área da saúde,  servidores municipais e comunidade.


A nova ambulância, adquirida pelo Governo Federal, no valor de R$ 324 mil, está equipada com torpedo de oxigênio, maca retrátil, duas macas rígidas e um desfibrilador. Com essa aquisição, Santa Cruz do Sul passa a contar com uma frota de três ambulâncias, tornando-se, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, uma das poucas cidades do interior a ter essa estrutura.


O Samu realiza mais de 500 atendimentos por mês e é mantido com recursos federais, estaduais e municipais. A entrega da ambulância visa ampliar a agilidade nos atendimentos e melhorar a qualidade da assistência prestada à população.


Durante a cerimônia, o secretário Rabuske, o deputado estadual Jeferson Fernandes e o prefeito Sérgio Moraes fizeram uso da palavra e destacaram a importância da aquisição para a saúde pública do município. Rabuske destacou que no início da gestão encontrou veículos sucateados e que este ano o Município foi abençoado com duas viaturas para renovação de frota e agora mais uma para ampliação “É uma viatura nova com uma equipe nova de suporte básico. Com isso, pela primeira vez na história do município, temos três equipes no Samu, uma de suporte avançado e duas de suporte básico. É um momento histórico para Santa Cruz”, afirmou.


Ao final da cerimônia, as chaves da ambulância foram entregues oficialmente pelo prefeito à equipe do Samu, representada pela coordenadora e responsável técnica Simone Werlang e o responsável técnico médico Ronei Pappen.



Loading...