Prefeito recebe estudantes que representaram Santa Cruz na Olimpíada Brasileira de Robótica

Prefeito recebe estudantes que representaram Santa Cruz na Olimpíada Brasileira de Robótica

Última atualização em 19 de setembro de 2025

Equipes de três escolas municipais participaram pela primeira vez da competição e conquistaram prêmios


As escolas municipais de Santa Cruz do Sul estrearam, neste ano, na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e já trouxeram resultados de destaque. Na última quarta-feira, 17, estudantes que integram as equipes da EMEF Bom Jesus (Bonjabots), EMEF Guilherme Simonis (Agrobótica) e EMEF Luiz Schroeder (Universitários da Robótica) foram recebidos no Palacinho pelo prefeito Sérgio Moraes. A secretária de Educação, Jane Sabin, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leonel Garibaldi, também acompanharam o encontro.


Durante a visita, a aluna Sophia Mendes Bluhm, da equipe Universitários da Robótica, fez uma demonstração de programação de robôs e presenteou o prefeito com uma réplica do mascote do grupo, o robô Luizinho. Em nome dos colegas, ela pediu apoio para que os projetos sigam crescendo, com estrutura e equipamentos. “Precisamos que as equipes de robótica continuem sendo incentivadas pelo município”, destacou.


O prefeito elogiou o empenho dos estudantes e disse que o trabalho desenvolvido nas escolas é motivo de orgulho para Santa Cruz. Para ele, ver jovens dedicados à ciência, tecnologia e inovação é inspirador e já representa uma grande vitória. Moraes reforçou que cada desafio, conquista e até mesmo as derrotas fazem parte do aprendizado e abrem portas para o futuro. “O que me deixou forte a vida toda foram as derrotas. Cada vez que eu perdia, eu voltava para casa e dizia: ‘Vou estudar mais, vou me dedicar mais, vou trabalhar mais e na outra vez eu vou ganhar’. Fracassar também é importante para que possamos nos levantar mais fortes”, afirmou.


A participação santacruzense na etapa estadual da OBR ocorreu no fim de agosto, em Porto Alegre. Logo no primeiro dia de competições, os Bonjabots conquistaram o prêmio de Melhor Escola Pública. Já os Universitários da Robótica alcançaram a 11ª colocação na etapa prática, entre mais de 150 clubes de robótica de escolas públicas e privadas de todo o estado. Anteriormente, na fase teórica, a estudante Luiza Gobbi, da equipe Universitários, brilhou ao acertar todas as questões das provas, garantindo medalha de ouro.


A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das principais competições de ciência e tecnologia do país. Voltada a estudantes da educação básica e do ensino superior, busca estimular o interesse pela inovação por meio da robótica educacional. A disputa ocorre em duas modalidades: teórica, com resolução de questões sobre robótica e inteligência artificial, e prática, em que os participantes constroem robôs autônomos para cumprir missões em arenas de simulação.

Fotos: Claudine Friedrich

Loading...