Somente neste ano, quase 5 mil unidades de tubulações já foram instaladas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura
Manter o sistema de drenagem em pleno funcionamento é uma tarefa contínua da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. Ao longo do ano, as equipes percorrem diferentes pontos do município para identificar e corrigir obstruções, substituir tubulações danificadas e prevenir transtornos à população. Nesta semana, uma dessas intervenções foi realizada na Rua José Bonifácio, quase esquina com a Coronel Oscar Rafael Jost.
De acordo com a engenheira civil da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Talita Colaço, o serviço foi necessário devido à obstrução parcial da tubulação provocada pelo crescimento de raízes das árvores próximas à calçada, o que passou a comprometer o escoamento das águas pluviais, aumentando o risco de alagamentos no trecho. Para restabelecer o fluxo normal da rede, foram substituídos 21 metros de tubulação. Os trabalhos ocorreram entre terça e quarta-feira, dias 21 e 22.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, o Carlão, supervisionou os serviços. Ele detalha que ações desse tipo fazem parte da rotina da pasta: "As redes de drenagem exigem atenção constante, já que as tubulações sofrem desgaste com o tempo ou acabam obstruídas por raízes e sedimentos". Segundo o secretário, a equipe atua de forma contínua, atendendo aos chamados da comunidade, em manutenções preventivas e corretivas, “fundamentais para evitar alagamentos e garantir o bom funcionamento do sistema”.
Conforme dados da Secretaria de Obras e Infraestrutura, somente neste ano já foram utilizadas 4.954 unidades de tubulação - sendo 2.597 na cidade e 2.357 no interior - em serviços de manutenção ou na implantação de novas redes.
