Abertura de açudes beneficia mais de 100 produtores rurais em Santa Cruz do Sul

Abertura de açudes beneficia mais de 100 produtores rurais em Santa Cruz do Sul

Última atualização em 29 de outubro de 2025

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul vem executando um amplo programa de construção de açudes em diversas localidades do interior do município. A iniciativa é viabilizada com recursos de R$ 350 mil obtidos junto ao Governo do Estado após o decreto de situação de emergência devido à estiagem, assinado em março deste ano pelo prefeito Sérgio Moraes. Na manhã desta sexta-feira, 24, o vice-prefeito Alex Knak e uma comitiva da Prefeitura vistoriaram os trabalhos em andamento.


De acordo com o diretor da Defesa Civil Municipal, Cesar Bonfanti, a medida é essencial para minimizar os impactos da seca registrada no verão de 2024 para 2025. “Tivemos um período de estiagem que levou o prefeito Sérgio Moraes a decretar situação de emergência. Isso nos possibilitou buscar apoio junto ao Estado, resultando no repasse de R$ 350 mil, valor destinado exclusivamente à Secretaria da Agricultura. Além disso, o decreto também permitiu que nossos produtores renegociassem suas dívidas com os bancos federais”, explica.


Com o recurso, a Secretaria Municipal de Agricultura contratou serviço terceirizado de maquinário para execução das obras de abertura de açudes. Até o momento, 104 produtores rurais já foram contemplados, totalizando cerca de 500 horas-máquina de trabalho. As inscrições dos produtores foram feitas entre o ano de 2024 e o primeiro semestre de 2025. 


Um dos agricultores beneficiados é Ari de Melo, morador da Travessa Rabuske, em Linha Pinheiral. Em sua propriedade, foram realizadas na última quinta-feira, 23, cinco horas de serviço para a abertura de dois açudes. 


“Agora, vamos ter reserva de água para enfrentar as estiagens, garantir a sobrevivência dos animais e a irrigação das lavouras. Foi muito bom o que a Prefeitura fez junto com o Governo do Estado, porque sem água a gente não consegue sobreviver na agricultura”, agradece o produtor, ressaltando os desafios enfrentados a cada ano com a repetição dos períodos de seca.


O vice-prefeito Alex Knak reforça que as ações fazem parte do compromisso da Administração Municipal com o fortalecimento do setor primário. “Com essas iniciativas, estamos ajudando quem produz, principalmente para enfrentar a estiagem. É assim que trabalhamos: com planejamento, parceria e resultados”, afirma. 


Segundo o secretário de Agricultura, Zeno Assmann, a iniciativa supre uma demanda antiga do interior. “Nosso meio rural tem uma carência muito grande na área de açudagem, e agora estamos conseguindo atender essa necessidade em um momento importante. A reserva de água é fundamental para garantir a produção e o sustento das famílias”, destaca.

Foto: Claudine Friedrich

Loading...