A Prefeitura de Santa Cruz do Sul vem executando um amplo programa de construção de açudes em diversas localidades do interior do município. A iniciativa é viabilizada com recursos de R$ 350 mil obtidos junto ao Governo do Estado após o decreto de situação de emergência devido à estiagem, assinado em março deste ano pelo prefeito Sérgio Moraes. Na manhã desta sexta-feira, 24, o vice-prefeito Alex Knak e uma comitiva da Prefeitura vistoriaram os trabalhos em andamento.
De acordo com o diretor da Defesa Civil Municipal, Cesar Bonfanti, a medida é essencial para minimizar os impactos da seca registrada no verão de 2024 para 2025. “Tivemos um período de estiagem que levou o prefeito Sérgio Moraes a decretar situação de emergência. Isso nos possibilitou buscar apoio junto ao Estado, resultando no repasse de R$ 350 mil, valor destinado exclusivamente à Secretaria da Agricultura. Além disso, o decreto também permitiu que nossos produtores renegociassem suas dívidas com os bancos federais”, explica.
Com o recurso, a Secretaria Municipal de Agricultura contratou serviço terceirizado de maquinário para execução das obras de abertura de açudes. Até o momento, 104 produtores rurais já foram contemplados, totalizando cerca de 500 horas-máquina de trabalho. As inscrições dos produtores foram feitas entre o ano de 2024 e o primeiro semestre de 2025.
Um dos agricultores beneficiados é Ari de Melo, morador da Travessa Rabuske, em Linha Pinheiral. Em sua propriedade, foram realizadas na última quinta-feira, 23, cinco horas de serviço para a abertura de dois açudes.
“Agora, vamos ter reserva de água para enfrentar as estiagens, garantir a sobrevivência dos animais e a irrigação das lavouras. Foi muito bom o que a Prefeitura fez junto com o Governo do Estado, porque sem água a gente não consegue sobreviver na agricultura”, agradece o produtor, ressaltando os desafios enfrentados a cada ano com a repetição dos períodos de seca.
O vice-prefeito Alex Knak reforça que as ações fazem parte do compromisso da Administração Municipal com o fortalecimento do setor primário. “Com essas iniciativas, estamos ajudando quem produz, principalmente para enfrentar a estiagem. É assim que trabalhamos: com planejamento, parceria e resultados”, afirma.
Segundo o secretário de Agricultura, Zeno Assmann, a iniciativa supre uma demanda antiga do interior. “Nosso meio rural tem uma carência muito grande na área de açudagem, e agora estamos conseguindo atender essa necessidade em um momento importante. A reserva de água é fundamental para garantir a produção e o sustento das famílias”, destaca.
Foto: Claudine Friedrich
