Equipes do Programa Família Gaúcha, do governo do Estado, que irão atuar junto às famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Santa Cruz do Sul, foram recebidas nesta segunda-feira, 3, pela secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, primeira-dama Fátima Alves da Silva, e pela coordenadora da Proteção Social Básica, Luci Rodrigues. Durante a reunião, os profissionais puderam se apresentar e alinhar estratégias de atuação nos territórios. Em Santa Cruz do Sul, 192 famílias serão atendidas pela iniciativa.
A titular da pasta, Fátima Alves da Silva, a parceria marca o início de uma nova etapa de trabalho voltado ao fortalecimento das ações de acompanhamento e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social no município. “O Programa Família Gaúcha vem para reforçar o compromisso que temos com a proteção social das famílias mais vulneráveis. Com essas equipes atuando diretamente nos territórios, conseguimos estar mais próximos das pessoas, entender suas realidades e oferecer respostas mais rápidas e efetivas”, afirmou Fátima.
Já a coordenadora da Proteção Social Básica, Luci Rodrigues, enfatizou o papel fundamental do trabalho em rede. “Esse momento de integração é essencial para que todos possamos atuar de forma articulada. O sucesso do programa depende da cooperação entre os profissionais e da escuta atenta às demandas de cada comunidade”, ressaltou.
O Programa Família Gaúcha é uma iniciativa do Governo do Estado que busca promover a inclusão social e a melhoria das condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade, por meio de acompanhamento técnico, incentivo à autonomia e acesso a direitos. No município, a execução será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, com atuação direta das equipes nos Cras Central, Integrar, do Bairro Bom Jesus, e Beatriz Jungblut, do Bairro Santa Vitória. Em cada um dos Cras, um veículo está à disposição dos chamados Agentes de Desenvolvimento da Família (ADF). Eles participaram de um processo seletivo e receberam treinamento para a função.
Foto: Évelin Nyland
