Os artesãos interessados em participar do 1º Salão Gaúcho de Artesanato, Agricultura Familiar, Cultura e Economia Criativa têm até as 23h59 do dia 9 de novembro para realizar sua inscrição. O processo deve ser feito de forma online, por meio do site www.artesanatogaucho.rs.gov.br/salaogauchodeartesanatonaoktoberfest, conforme edital lançado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).
Serão selecionados, no mínimo, 51 artesãos, que terão a oportunidade de expor e comercializar suas peças em 17 estandes montados no evento. Os espaços serão distribuídos de forma regional, garantindo a representatividade das 11 regiões do Estado. O município de Santa Cruz do Sul e microrregião — que abrange o Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Vale do Caí, Rio dos Sinos e Jacuí Centro — estarão com seis estandes.
A avaliação e triagem das peças será feita, individualmente, pelas unidades regionais da FGTAS/Sine de referência para o município de residência de cada artesão inscrito.
O evento ocorrerá de 5 a 7 de dezembro, nos pavilhões do Parque da Oktoberfest, reunindo mais de 100 expositores e cerca de 70 agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul. Além de destacar o melhor do artesanato regional, o salão também pretende valorizar a cultura, a criatividade e a produção sustentável do Estado.
O 1º Salão Gaúcho de Artesanato, Agricultura Familiar, Cultura e Economia Criativa promete ser um grande espaço de integração entre tradição e inovação, fortalecendo a identidade cultural e econômica das diferentes regiões gaúchas.
