Os resultados do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na Sub-Bacia do Arroio Urubé, em Santa Cruz do Sul, foram apresentados na manhã desta quinta-feira, 6, durante cerimônia realizada no Palacinho. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e com o apoio da Philip Morris Brasil, tem como foco a proteção de nascentes e a recomposição de matas ciliares no município.
Durante o encontro, técnicos da Unisc apresentaram um panorama detalhado das ações desenvolvidas e dos resultados obtidos desde a implantação do programa. O trabalho vem contribuindo de forma significativa para a conservação do solo, da água e da vegetação nativa, ampliando o impacto positivo sobre os recursos naturais da região.
De acordo com os dados divulgados, o número de produtores rurais participantes cresceu de quatro para 14 desde o início da atual gestão, demonstrando a ampliação do alcance e da adesão ao PSA. De maneira simbólica, dois agricultores receberam certificados de reconhecimento e mudas doadas pela Afubra.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, agradeceu aos parceiros e produtores rurais envolvidos na iniciativa e destacou o compromisso do governo em consolidar o programa como política pública permanente. “Nosso compromisso é transformar o PSA em um projeto do município, independente de gestão, incluir mais bacias, mais produtores e iniciar o PSA urbano, assegurando assim a conservação dos ecossistemas, dos recursos hídricos, da biodiversidade e fomentando a participação da sociedade em causas ambientais”, afirmou.
A diretora de Extensão e Formação Continuada da Unisc, Caroline Muller Bitencourt, ressaltou a importância da parceria entre a universidade, o poder público e a iniciativa privada, destacando o papel da pesquisa aplicada no desenvolvimento sustentável. “O papel da universidade não pode ficar restrito aos muros da instituição e apenas em função da transmissão da educação em nível de graduação. É preciso que as pesquisas gerem impacto na nossa comunidade, que tragam resultados reais e não apenas acadêmicos. E isso só tem sido possível porque as empresas confiam nesse trabalho e os produtores rurais abrem suas propriedades, permitindo essa troca de conhecimentos”, destacou.
O prefeito Sérgio Ivan Moraes reforçou o compromisso da administração municipal com o fortalecimento do PSA e destacou a mudança de mentalidade percebida nas últimas décadas. Ele recordou a época em que era criança e a preservação dentro das propriedades era motivada por pesadas multas e pressão das autoridades. “Hoje a consciência está começando a substituir a pressão, ou seja, criando um espaço melhor para os seres humanos”.
O evento contou ainda com a presença do promotor de Justiça Especializada, Érico Barin, vereadores, secretários municipais, servidores públicos e representantes das instituições parceiras.
Foto: Évelin Nyland
